A DECO vai desenvolver, com o apoio da ERSE, um portal informativo com chatbot para ajudar os consumidores a poupar na fatura da eletricidade.

 

Ao longo dos próximos meses, a DECO vai desenvolver um novo projeto dedicado à eficiência energética no âmbito do consumo doméstico de energia elétrica. Capacitar os consumidores e dar um apoio constante e atualizado são as palavras de ordem.

 

O projeto EVA – Energy Virtual Assistant, aprovado em agosto passado pela ERSE, tem a duração de dois anos e tem como objetivo lançar um Portal Digital Informativo que ajude os consumidores a introduzir as alterações necessárias nos seus comportamentos e equipamentos para serem mais eficientes no consumo de energia elétrica.

 

Além de artigos e recursos vários, este Portal terá como elemento central um chatbot – a EVA – permanentemente acessível e que guiará os consumidores, numa caixa de conversação automatizada, no esclarecimento das suas dúvidas e questões, com informação rigorosa e adequada às necessidades de cada um. 

 

Tendo como objetivo final não apenas informar os consumidores, mas sobretudo capacitá-los para poderem agir de forma autónoma e informada sobre as suas escolhas e compras em matérias de energia, a EVA irá incentivar os consumidores a continuar a explorar e aprender sobre eficiência energética, direcionando-os para beneficiarem do curso online de curta duração com seis módulos gratuitos. Estes cursos focar-se-ão na explicação de conceitos, na partilha de boas práticas e recomendações, na clarificação de ideias feitas ou mitos em torno da utilização de equipamentos. Desta forma, haverá um forte contributo para os objetivos de literacia financeira do PNEC 2023.

 

Ao mesmo tempo, serão promovidos cinco Laboratórios Vivos de Energia em cinco municípios diferentes e com o apoio da rede de parceiros nacionais da DECO. Estes serão dirigidos a consumidores vulneráveis junto de quem serão partilhados os mesmos conteúdos dos módulos de aprendizagem online, mas enquadrados pela análise prévia das suas situações pessoais dos participantes e pela construção de estratégias de poupança adaptadas a cada caso, incluindo planos de investimento e procura de apoios. A inclusão e o combate à pobreza energética são a preocupação central desta atividade.

 

Para fazer a EVA e este Portal chegarem a mais de 2 milhões de consumidores, está planeada uma forte campanha informativa nas redes sociais e nos meios de comunicação social, que culminarão com ebook com a apresentação, balanço e lições retirados do projeto a ser apresentado numa conferência final.

 

Medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, aprovado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.