Os consumidores vão continuar a receber a sua fatura de gás mensalmente, mas as leituras dos contadores passam a ser efetuadas de dois em dois meses.

 

A DECO Madeira recebeu várias pedidos de informação de consumidores devido a problemas de faturação que surgiram após o envio de uma comunicação por parte da Galp Madeira. Nessa comunicação, a empresa informa que ocorreram alguns constrangimentos que causaram atrasos no processo de emissão de faturas, em resultado da fusão da Gasinsular na Galp Madeira.

 

Se em virtude destes constrangimentos recebeu uma fatura com valores elevados, saiba que pode solicitar um acordo de pagamentos em prestações, sem qualquer encargo associado.

 

A GALP Madeira comunicou também que o processo de faturação mudou, passando de mensal para bimestral.

 

A Associação pediu esclarecimentos à empresa, tendo esta explicado que o envio da fatura continuará a ser mensal. O que mudou foi a periodicidade das leituras dos contadores, que passarão a ser efetuadas bimestralmente.

 

Importa referir que, a lei prevê que a fatura deve ter uma periodicidade mensal, salvo acordo em contrário no interesse do consumidor. Já no que respeita às leituras dos contadores de gás, prevê que o intervalo entre duas leituras não deve exceder os dois meses.

 

Assim, esclarecemos que os consumidores vão continuar a receber as suas faturas mensalmente, no entanto, passando as leituras reais do contador a serem efetuadas pela empresa de dois em dois meses, poderão existir faturas com base em consumos estimados. É importante que os consumidores comuniquem as suas leituras, evitando estimativas e consequentes faturas de acertos.

 

Caso tenha dúvidas em relação à sua fatura ou pretenda solicitar um acordo de pagamentos, contacte-nos através da nossa Linha de WhatsApp (+351 966 449 110), através do nosso endereço eletrónico geral deco@deco.pt ou no nosso formulário de contacto.