WEBINARES DECO CONSIGO EM MAIO DEDICADOS A APOIAR OS CONSUMIDORES A POUPAR ENERGIA, O AMBIENTE E A CARTEIRA.
Durante o mês de maio, a DECO, em parceria com a ADENE, realizou os Webinares DECO Consigo em Casa – Poupar é ganhar, poupe energia, chegando a centenas de consumidores de Norte a Sul.
Com o objetivo de apoiar as famílias a melhorar a eficiência energética das suas casas e a poupar nas contas de energia ao fim do mês, nestas sessões foram partilhados conselhos práticos e ferramentas para gerir melhor os consumos, compreender as faturas de energia, diminuir as despesas e recorrer a mecanismos de apoio existentes.
Os webinares dirigidos aos consumidores em geral, em especial os mais vulneráveis, realizaram-se em parceria com 15 entidades e parceiros de todo o pais, destacando-se as autarquias de Loures, Lamego, Lagoa e Olhão, a Santa Casa da Misericórdia de Arraiolos, a Polícia de Segurança Publica, a Cruz Vermelha de Águeda, entre outras entidades de cariz social.
3 Webinares, 150 consumidores envolvidos
Até agora, os 3 webinares foram espaços de informação e debate sobre a temática da energia para os mais de 150 participantes envolvidos que são motivados a mudar os seus comportamentos em relação à energia. Durante as sessões, os participantes receberam, não só dicas e conselhos importantes para serem energeticamente mais eficiente em casa, como também ficaram a conhecer soluções de baixo custo que podem ser implementadas incentivando.
Ferramentas e recursos que o ajudam a poupar
Foram introduzidas várias ferramentas que podem ajudar os consumidores a aumentar a sua literacia energética, bem como aumentar o conhecimento sobre os temas da energia, da eficiência energética e da utilização racional dos recursos energéticos. Destacamos a plataforma de plataforma de aprendizagem sobre eficiência energética ACT4ECO e o site do HARP, que permite ao consumidor avaliar o desempenho do seu sistema de aquecimento doméstico e, ainda, identificar a melhor alternativa de substituição de equipamentos.
Finalmente, é importante destacar a realização, no dia 31 de maio, de um Live ao consumidor – Poupar é ganhar, poupe energia – na rede social Facebook da Junta de Freguesia de Quarteira. Esta foi uma iniciativa que obteve uma grande aceitação por parte dos consumidores, tendo até à data obtido mais de 700 visualizações de consumidores que ficaram mais sensibilizados para as questões da eficiência energética.
Precisa de aconselhamento de energia?
Precisa do apoio da DECO? Aproveite esta oportunidade e agende já uma consulta com o Gabinete de Aconselhamento de Energia da DECO (uma atividade do projeto – STEP (Soluções para Combater a Pobreza Energética) financiado pelo programa H2020 da UE) através do nº de telefone: 213710200 ou energia@deco.pt.
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