A DECO vai desenvolver mais 1 Laboratório Vivo PSLifestyle dedicados à sustentabilidade e abertos à participação cidadã.

A próxima iteração dos Laboratórios Vivos PSLifestyle, a realizar em Lisboa a 19 de setembro, dedicar-se-á ao desenvolvimento de 100 ações para uma vida mais sustentável.

 

Inscreva-se gratuitamente, venha conhecer o projeto e participar na construção de uma vida melhor e mais sustentável.

 

Estes Laboratórios unem cidadãos europeus para  codesenvolver soluções para um Estilo de Vida melhor e mais Sustentável, que ganham corpo na ferramenta PSL, uma app que permite medir a pegada carbónica individual e definir caminhos para a sua redução compatíveis com uma vida melhor e mais sustentável.

 

Seja cocriador desta ferramenta, participe nesta iniciativa e vamos ajudar na mudança necessária e urgente.

 

Para atingir o objetivo traçado pelas Nações Unidas de manter o aquecimento global abaixo de 1.5 graus Celcius, prevê-se ser necessário cortar as emissões gases com efeito de estufa (GEE) em cerca de 50% até 2030 e atingir emissões negativas até 2050. Mesmo objetivos mais conservadores, como os 2 graus Celcius, exigem reduções drásticas no imediato.

 

Segundo o relatório 1.5 – Degree Lifestyles: Towards a fair consumption space for all, o modo como vivemos corresponde, direta ou indiretamente, a 72% das emissões de gases de efeito de estufa, sendo que algumas áreas da nossa vida são particularmente impactantes, nomeadamente, o que comemos, as casas em que vivemos, como nos deslocamos e os bens e serviços de consumo e lazer que adquirimos. Para cumprimos com as metas propostas estas emissões deverão reduzir-se para 2.5 tCO2eq/cap.

 

É por isso que parceiros de 8 países se juntaram para promover o projeto PSLifestyle que está neste momento a desenvolver Laboratórios Vivos na Estónia, Finlândia, Alemanha, Grécia, Itália, Portugal, Eslovénia e Turquia,  com o objetivo de cocriar e codesenvolver a ferramenta PSL.

 

Esta app permite a cada pessoa conhecer a sua pegada carbónica individual nas 4 nas quatro áreas consideradas críticas (casa, alimentação, transportes e consumo) e, de acordo com o seu perfil e preferências, encontrar ações para caminhar em direção à ambicionada meta de reduzir as suas emissões a 2,5 toneladas.

 

A primeira iteração dos Laboratórios Vivos, dedicada ao desenvolvimento da calculadora da pegada carbónica, decorreu na primavera, contando com 57 participações em Portugal e 535 no total dos 8 países que integram o projeto. As contribuições destes participantes serão integradas na app na sua próxima atualização, durante o outono de 2022.

 

Laboratório Vivo | 19 de setembro, na Casa do Gil entre as 14h00 e as 17h30

Redução da pegada carbónica individual: 100 Ações Inteligentes para o Dia a Dia

Inscreva-se aqui!