Com o arranque de mais um ano letivo, a DECO lança um Guia para ajudar os Estudantes do Ensino Superior a fazerem melhores escolhas!
Com a entrada no Ensino Superior, muitos jovens vivem uma nova etapa das suas vidas, com enormes desafios para enfrentar. Para alguns trata-se de viver noutra cidade, longe de casa e da família, para outros, mesmo sem ter de mudar de cidade, será necessário enfrentar outras responsabilidades.
A DECO quer acompanhar os jovens neste momento determinante, que acarreta mais responsabilidades, maior independência e autonomia. Nesse sentido, lançamos agora o Guia do Consumidor Estudante, uma ferramenta digital que pretende ser um guia orientador para os jovens estudantes recém-chegados ao ensino superior e relativo às s principais áreas do consumo:
- Alojamento: O início de um curso superior é, para muitos estudantes, o momento de deixar a casa dos pais e começar a viver sozinho. Antes de iniciar esta nova jornada, é importante que o jovem disponha de várias dicas para que esta tarefa não seja o primeiro problema desta etapa!
- Serviços Públicos Essenciais: Na maioria das modalidades de alojamento para estudante, as despesas com os serviços de água, luz e gás já estão incluídas. Não obstante, o Guia da DECO alerta os jovens para o que devem ter em atenção relativamente a estes serviços;
- Gestão Finanças Pessoais: É nesta fase que muitos jovens começam a gerir a sua própria vida financeira. O orçamento é uma excelente ferramenta para gestão das suas contas e para que façam as escolhas acertadas para manter o saldo positivo;
Este guia ajudará os estudantes na tomada de decisões mais conscientes e informadas, disponibilizando ainda um canal de comunicação rápido e eficaz com a equipa de especialistas da Associação, a quem os estudantes podem recorrer em qualquer etapa do seu percurso académico.
A Associação tem desenvolvido atividades que respondem às necessidades das novas gerações e que as envolvem na construção de uma política de consumidores mais ativa e inovadora.
Explore o nosso guia do consumidor estudante em baixo:
Aproveite esta oportunidade para fazer download do guia para estar mais preparado para regresso às aulas:
Notícias relacionadas:
DECO apela à alteração da lei das linhas telefónicas de contacto
04/10/2024
A DECO defende que a informação prestada ao consumidor sobre as linhas telefónicas gratuitas para contactar os fornecedores e prestadores de serviço deve estar disponível de forma clara e acessível. Considera, também, que as coimas devem ser mais pesadas sempre que esse dever de informação não seja cumprido.
Vitória dos Consumidores: Transferências imediatas limitadas no MB Way
03/10/2024
O Governo aprovou, ontem, 1 de outubro, em Conselho de Ministros, limites às comissões bancárias nas transferências imediatas feitas pelas aplicações dos telemóveis, nomeadamente pelo MB Way. A DECO, que já em 14 agosto tinha alertado para o risco de aumento de comissões no MB Way , congratula-se com esta decisão do Governo.
Incêndios 2024: o flagelo continua!
18/09/2024
O aumento da ocorrência de fenómenos extremos em Portugal acarreta cada vez mais riscos para os consumidores, como o flagelo dos incêndios que se tem vivenciado, criando situações de injustiça climática, impondo-se mais necessidade de proteção.