A DECO e a Câmara Municipal de Cascais juntam esforços para combater as alterações climáticas. O LifestyleTest, uma ferramenta digital inovadora vai estar preparada para medir e dar a conhecer a pegada de carbono dos cidadãos residentes em Cascais.
O lançamento acontecerá na 3ª edição do Digital with Purpose Global Summit 2024, organizada pela Global Enabling Sustainability Initiative (GeSi) hoje, dia 11 de julho, no Centro de Congressos do Estoril, com o objetivo de acelerar a adoção de inovações digitais que beneficiem a sociedade e contribuam para a sustentabilidade.
O LifestyleTest é uma destas respostas! Uma ferramenta digital rápida e fácil de usar que ajuda os cidadãos a percecionarem a sua pegada de carbono e o seu impacte ambiental. Implementado em Portugal pela DECO, este teste também oferece aos cidadãos, dicas personalizadas sobre como adotar um estilo de vida mais sustentável, e em simultâneo, poupar tempo, dinheiro e melhorar a qualidade de vida. Esta pode ser a motivação para passar da consciência à ação climática.
Desde o seu lançamento, em setembro de 2023, o LifestyleTest já ajudou mais de 240.000 pessoas em toda a Europa, incluindo quase 6.000 em Portugal.
Agora, os munícipes de Cascais podem fazer o Lifestyle Test com um acesso personalizado e, deste modo, o município pode reunir a informação (anonimizada) que permitirá conhecer, de um modo geral, o impacte ambiental dos seus concidadãos em casa, nos transportes, nas compras e alimentação. Estes dados podem constituir um passo importante para a adoção de medidas e ações para construir um futuro mais sustentável e resiliente para Cascais e para Portugal.
Conheça todos os detalhes deste projeto em lifestyletest.eu/pt
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.