Conheça a importância de ser eficiente e consumir com responsabilidade e saiba como poupar na fatura lá de casa.
Nas últimas décadas, o consumo de energia tem aumentado exponencialmente. Este resultado é consequência do crescimento da população e de uma maior atividade produtiva. Infelizmente, grande parte dessa energia é gerada a partir de combustíveis fósseis, que resultam, como sabemos, em emissões de CO2 e em outros gases com efeito de estufa (GEE), o principal responsável pelas alterações climáticas.
Na Europa, em 2019, o setor da energia foi responsável por 77% das emissões deste tipo de gases.
Portugal tem ainda uma forte dependência energética de combustíveis fósseis (67,1% em 2021), o que nos coloca em 10º lugar na lista de países com maior dependência energética da União Europeia.
Um conjunto de mudanças devem ser adotadas na produção, distribuição e consumo de energia, por um lado, para nos dar maior independência e segurança energética, e por outro, para ajudar a mitigar as alterações climáticas de forma a proteger o nosso planeta.
A mudança começa agora, em cada um de nós! Enquanto consumidores de energia é imperativo o compromisso com a sustentabilidade e a consciência para mudar de forma efetiva e imediata o nosso comportamento, para reduzir e fazer um consumo mais eficiente deste recurso.
Um consumo de energia responsável e eficiente não só contribui para a proteção do meio ambiente e para a mitigação das alterações climáticas, como também para a redução do custo da sua fatura de eletricidade.
Para ficar a saber mais, vamos falar da sua energia com a EVA – Energy Virtual Assistance – uma plataforma de informação para consumidores de energia, sobre como utilizar este recurso de forma mais eficiente, reduzindo o seu consumo e, consequentemente, as faturas de energia.
No atual contexto, a EVA contribuirá, ainda, para reduzir a dependência da UE de fornecedores externos de petróleo e gás e apoiar o crescimento sustentável da economia nacional e da União Europeia.
Faça escolhas informadas, conheça as melhores oportunidades de poupança de energia e, passo-a-passo, aplique as medidas mais eficientes. Com pequenas medidas de poupança é possível chegar a grandes resultados de eficiência energética.
Explore a EVA, junte-se a uma Comunidade interativa e aprenda mais na Academia com os nossos cursos gratuitos desenvolvidos especialmente para os consumidores!
Terá a oportunidade de conhecer as vantagens das energias renováveis e aprender a gerir as suas faturas.
Descubra dicas práticas para manter a sua casa confortável e eficiente com uma evidente poupança. Saiba que equipamentos escolher ou por onde começar se tiver que fazer algum isolamento térmico em alguma parte da sua casa.
Juntos podemos ajudar a proteger o ambiente e contribuir para a mitigação das alterações climáticas, com o objetivo de alcançar a neutralidade carbónica na Europa até 2050, mantendo a nossa qualidade de vida.
Está na hora de repensarmos a forma como consumimos energia: deco.pt/eva
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.