Sessão Informativa | SOS Consumidor Sénior | Junta de Freguesia do Olhalvo
As vendas agressivas dirigem-se em especial a este grupo de consumidores, pois são estes que têm uma maior vulnerabilidade, menos informação e sobre os quais é mais fácil exercer coação que os obriga à compra de produtos ou de serviços que não desejam.
Atualmente, é comum assistirmos a muitos contratos à distância, feitos porta-a-porta ou ao telefone com recurso a práticas comerciais desleais, na sua maioria, de fornecimento de serviços públicos essenciais, como as telecomunicações e a energia.
O que deve fazer um consumidor quando cai nesta situação? Fica amarrado a um produto ou serviço que não pediu nem necessita? Isto tudo porque não conseguiu fechar a porta! O que fazer, caso não tenha conseguido dizer não? Sabe que no prazo de 14 dias pode desistir sem ter que alegar nenhum motivo? E a que entidades pode recorrer?
Estas são algumas questões a que a DECO pretende dar resposta nos seus workshops SOS Consumidores Sénior, que têm como principal objetivo apoiar os consumidores seniores quanto aos cuidados a ter nas abordagens porta-a-porta.
Se é nosso parceiro e este tema é do interesse do seu público de intervenção, procure a delegação regional da DECO mais perto e contacte-nos. Estamos disponíveis para realizar em colaboração com os nossos parceiros esta iniciativa.
O que vamos falar
- Práticas comerciais desleais: o que são?
- Produtos milagrosos? Não, obrigado
- Como defender de práticas enganosas ou agressivas
- Contratos à lupa: Que cuidados ter para não cair na armadilha
- E agora? Ainda é possível reclamar? Como? A quem?
Participar para saber o quê
- Quais são os seus direitos nas vendas à distância;
- Que produtos/ serviços são normalmente promovidos/vendidos;
- Caso tenha assinado, como pode desistir destes contratos;
- Que cuidados especiais deve ter;
- Quem o pode ajudar em caso de problemas;
Para quem
Convidamos os nossos parceiros a realiza conjuntamente coma DECO estas sessões informativas junto do seu público de intervenção.
Para empresas e outras entidades sem protocolo, as sessões são desenhadas à medida, mediante pedido de proposta de formação a solicitar através do e- mail decoforma@deco.pt.
Onde acontece
Estes Workshops informativos são dinamizados por todo o país.