Com uma imagem renovada e novas categorias, Prémios DECO regressam para reconhecer Municípios e Freguesias

Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia podem candidatar-se a partir de 17 de novembro. Resultados são conhecidos em abril de 2026

Os Prémios DECO estão de regresso para a sua 3.ª edição. As distinções, atribuídas pela Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, vão reconhecer iniciativas, programas e estratégias de apoio e defesa dos munícipes, assim como o trabalho desenvolvido por Municípios e Juntas de Freguesia em prol do consumidor a nível local. Para a edição de 2025, os prémios apresentam oito categorias, assim como uma imagem renovada. As candidaturas já estão abertas e os vencedores vão ser conhecidos em abril de 2026.

Novas categorias alinham-se com as prioridades dos territórios

“Habitação e Espaço Público”, “Bem-estar e Saúde Mental”, “Turismo”, “Políticas Verdes e Energia”, Tecnologia e Inovação”, “Educação e Juventude”, “Imigração, Inclusão e Diversidade” e “Cultura e Lazer”. São estas as oito categorias dos Prémios DECO, que têm como intuito reconhecer as autarquias que implementam políticas locais de proteção do consumidor que, através da aposta na inovação, impacto e proximidade, procuram responder às necessidades mais prementes dos territórios. Em relação às Freguesias, as distinções variam em função da pontuação obtida no formulário de inscrição. Menção Honrosa para aquelas que obtiverem mais de 75 pontos e Prémio para 90 pontos ou mais.

 

“Os Prémios DECO distinguem os Municípios e Freguesias que colocam as pessoas no centro da ação, promovendo políticas públicas inovadoras e sustentáveis que melhoram a qualidade de vida de todos”, afirma André Regueiro, coordenador do Departamento de Parcerias e Desenvolvimento da DECO, adiantando que “um dos objetivos das distinções passa também pela partilha de boas práticas, criando uma rede de autarquias de referência”.

 

Os projetos dos Municípios e das Freguesias vão ser avaliados por um painel composto por cinco elementos por categoria: quatro deles comuns a todas, juntando-se depois um especialista por área. Os vencedores, além de um troféu, recebem também um selo com menção gráfica digital, para utilização nas mais variadas plataformas, assim como a possibilidade de participar noutras iniciativas da rede DECO. Os municípios e freguesias podem candidatar-se através do site até ao dia 31 de março.

 

Para qualquer esclarecimento, entre em contacto com a Equipa de Suporte:

decoregioes@deco.pt

T +351 223 391 965

M +351 926 480 607

 

Notícias relacionadas:

A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos

Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que,  logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.

Ler mais

Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas

O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.

Ler mais

Privacy Preference Center