A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) lançou recentemente uma nova plataforma que permite comparar de forma simples e transparente os Planos de Poupança Reforma (PPR) disponíveis no mercado, contribuindo assim aos consumidores tomar decisões de poupança mais informadas. A DECO congratula-se com esta iniciativa que permite reforçar a proteção dos consumidores.
O acesso à ferramenta permite obter informação sobre as comissões, a rendibilidade e o nível de risco dos PPR, cuja supervisão compete à Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), seguindo uma metodologia que permite assegurar a comparabilidade. A informação disponibilizada é atualizada anualmente, sempre que sejam introduzidas alterações às condições contratuais dos produtos em vigor ou, ainda, sempre que seja iniciada a comercialização de um novo produto, sendo da exclusiva responsabilidade das empresas de seguros e das sociedades gestoras de fundos de pensões
A DECO reforça o alerta da ASF que refere que a informação constante desta ferramenta não deve ser interpretada como recomendação para a aquisição de qualquer produto.
A decisão de subscrever um PPR deve ser tomada de forma consciente e informada, pelo que o consumidor deve procurar obter junto das empresas de seguros, sociedades gestoras de fundos de pensões e outras entidades comercializadoras, esclarecimentos e informações mais específicos sobre o produto e se o mesmo é adequado ao seu perfil de risco. O consumidor pode, também, contar com os esclarecimentos e informação da equipa da DECO.
Consulte a plataforma de comparação de PPR e informe-se cuidadosamente antes de decidir. Em caso de dúvida, conte com os especialistas da DECO através do 213 710 227 ou deco@deco.pt
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.


