Quatro meses de uma parceria que tem estado lado-a-lado com os Lisboetas, ajudando-os a reajustar o seu orçamento. O aumento das taxas de juros e do custo de vida tem colocado as famílias em sérias dificuldades e o Gabinete Finanças Saudáveis acolhe os seus anseios e preocupações.
A nossa missão diária é prevenir e combater o incumprimento dos seus encargos financeiros.
Que relatos têm chegado ao Finanças Saudáveis
A contratação e renegociação de créditos, sobretudo do crédito à habitação, pagamento das prestações e encargos com os serviços públicos essenciais, aplicação do regime bonificado dos juros e ativação de apólices de seguros têm sido as questões mais frequentes.
O Finanças Saudáveis trabalha para ajudar o lisboeta a:
- Ajustar consumos à realidade familiar e adoção de novos comportamentos
- Descodificar faturas e contratos
- Informar sobre programas e apoios sociais
- Orientar nas candidaturas a programas municipais
- Otimizar o seu orçamento familiar
- Partilhar conselhos de poupança e investimento
- Prevenir eventuais dificuldades financeiras
- Renegociar créditos, nomeadamente à habitação
As nossas expetativas para o futuro
No Finanças Saudáveis queremos chegar, ainda, a mais famílias e consumidores e fazer a diferença na gestão e otimização dos seus orçamentos.
Sabendo que a maioria dos lisboetas enfrenta desafios financeiros, cada vez mais complexos, o Gabinete está disponível para esclarecer todas as dúvidas e preparar os consumidores para mudanças neste mercado.
Continuaremos, também, a privilegiar a informação e capacitação, não só dos consumidores em geral, mas também das equipas das juntas de freguesia, potenciando o seu papel de proximidade com a comunidade mais vulnerável.
Assista ao vídeo e conheça a equipa que atende diariamente os lisboetas:
Queremos consumidores alfacinhas mais informados e conscientes em relação à sua economia pessoal. A literacia financeira é uma componente essencial para uma vida financeira saudável.
Conte com o apoio do Gabinete Finanças Saudáveis!
Para agendar marcações presenciais, contacte: 800 910 523, disponível de segunda a sexta-feira entre as 09h00 e as 20h00.
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.