Na Global Money Week 2023 (#GMW23), que decorreu entre 20 e 24 de março, a DECO promoveu workshops em 70 escolas de todo o país.
A DECOJovem participou na #GMW2023 com a realização de aulas abertas, em formato digital, que envolveram 1233 alunos de 70 escolas de todo o país. Procurou-se, com esta participação, sensibilizar @s jovens para a importância de planear o seu futuro, com base em decisões financeiras conscientes, informadas e equilibradas. Para concretizar este propósito, jogámos um quiz interativo que permitiu a exploração mais ativa dos conteúdos, estimulando a discussão viva e animada de todos.
A #GMW23 é uma campanha anual de informação coordenada, a nível mundial, pela Rede Internacional de Educação Financeira da OCDE (OCDE/INFE) e, em Portugal, pelo Plano Nacional de Formação Financeira, com os seguintes objetivos:
- Promover a poupança para a realização de objetivos e para acautelar imprevistos;
- Identificar os produtos de aplicação da poupança e as suas principais características;
- Alertar para os cuidados a ter na escolha dos produtos financeiros;
- Aconselhar os jovens investidor@s.
DECO Alentejo e Banco de Portugal (Agência de Évora) levaram a #GMW23 presencialmente às escolas da região
A DECO Alentejo e o Banco de Portugal (Agência de Évora) comemoraram este evento de modo presencial, tendo realizado 7 workshops em escolas desta região. Desde o 1º CEB até ao Ensino Secundário, estes workshops contaram com a 177 presença de crianças e jovens que debateram a importância do dinheiro e da poupança na gestão das finanças pessoais.
Quer saber mais sobre estes workshops ou sobre a DECOJovem?
É professor ou pai/mãe e está interessad@ em saber mais? A DECOJovem é o nosso programa de Educação do Consumidor dirigido a todas as escolas e a todos os níveis de ensino, interessadas na formação de jovens consumidor@s informad@s, conscientes e responsáveis. No âmbito da Educação para a Cidadania, desenvolvemos diversos projetos e iniciativas de Educação do Consumidor, dotando @s jovens consumidor@s de conhecimentos sobre os seus direitos e as diversas problemáticas associadas a esta área e permitindo-lhes a aquisição e desenvolvimento de competências para decidirem de forma crítica.
A DECOJovem procura capacitar as futuras gerações para que se tornem mais participativas na construção de uma sociedade sustentável.
Saiba mais sobre esta ou outras iniciativas em www.decojovem.pt ou entre em contacto através do endereço eletrónico decojovem@deco.pt.
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.