A DECO EM TODO O PAÍS O ANO INTEIRO!
A DECO trabalha em parceria com Municípios, Empresas Municipais, Juntas de Freguesia, Contratos Locais de Desenvolvimento Social, Fundações e outras organizações para apoiar os consumidores das várias regiões do país, de forma mais próxima e personalizada.
Em parceria com as mais de 80 organizações que compõem a Rede, apoiamos a dinamização de serviços locais de atendimento para informar e resolver os problemas dos consumidores, realizamos atividades educativas para crianças e jovens e sessões informativas para a comunidade/colaboradores das diversas entidades, disponibilizamos conteúdos para promover a literacia dos consumidores e participamos em eventos locais de especial relevo, entre muitas outras atividades.
Estamos perto dos consumidores e permanentemente orientados para responder às suas necessidades específicas, de Norte a Sul do país e Ilhas.
Subscreva a nossa newsletterREDE DE PARCEIROS DECO
Perguntas frequentes
- Cooperação com a DECO, a principal referência em Portugal na defesa dos direitos do consumidor, com experiência, especialização e atualização únicas nesta matéria;
- Realização de atividades com grande impacto na qualidade de vida dos consumidores locais;
- Presença da equipa da DECO no seu Município/organização. Os técnicos da DECO deslocam-se aos diversos pontos do país para realização presencial das atividades/atendimento;
- No âmbito da parceria, a entidade oferece aos seus cidadãos acesso gratuito ao atendimento e iniciativas da DECO que são desenvolvidas nesse território;
- Acesso privilegiado a campanhas, projetos inovadores e pareceres jurídicos desenvolvidos pela DECO.
- Integração na Rede de Parceiros DECO (com possibilidade de participar nas ações de formação certificadas que realizamos para técnicos, assim como no Encontro Anual da Rede e atividades de partilha de boas práticas e de networking que promovemos).
- Criação, desenvolvimento e dinamização de serviços locais de atendimento ao consumidor;
- Atendimento aos consumidores sobre os seus direitos e interesses, resolução das suas reclamações (na área das telecomunicações, energia, água, garantias, seguros, compras online, condomínio, arrendamento, entre outras);
- Orientação económica, apoio na gestão do orçamento familiar e renegociação de créditos;
- Instalação de balcões de habitação e energia nos municípios;
- Atividades de educação do consumidor nas escolas;
- Sessões informativas para consumidores sobre diversas temáticas;
- Conteúdos de literacia para o consumo e suportes de divulgação da parceria.
As atividades são realizadas presencialmente, através da deslocação da equipa da DECO à entidade parceira, consoante a frequência estabelecida, sendo que o apoio da DECO é permanente e diário. Para o efeito, a DECO disponibiliza às entidades parceiras um gestor do protocolo e um ponto de contacto direto, garantindo uma resposta rápida e personalizada a todas as solicitações da entidade parceira.
Sim, o trabalho de proximidade da DECO garante uma resposta adequada às necessidades específicas de cada entidade/ território. O tipo de serviço prestado, a frequência do apoio da DECO e até as estratégias a adotar podem variar.
Poderá saber mais informações sobre o funcionamento da nossa Rede de Entidades Parceiras junto da equipa DECO Regiões, entusiasta e sempre disponível para dar resposta a novos desafios!
Contacte-nos através do endereço decoregioes@deco.pt ou do número de telemóvel 926 480 607.
Através de uma parceria com a DECO os municípios e juntas de freguesia podem abrir localmente um Balcão de Habitação e Energia (BHE) que funciona com apoio diário e atendimento presencial regular dos especialistas da Associação. O serviço possibilita o acesso gratuito dos munícipes/fregueses a:
- Analise do perfil de consumidor, essencial para o aconselhamento que se pretende que seja absolutamente adequado às necessidades do consumidor;
- Apoio em candidaturas a incentivos para a eficiência energética da casa e a programas de acesso à habitação;
- Aconselhamento personalizado tendo em vista a redução do valor da fatura de eletricidade e para promoção do conforto térmico das habitações;
- Informação e apoio em questões de arrendamento, condomínio e direitos dos consumidores na habitação;
- Sessões de sensibilização sobre diversas temáticas (como poupar energia, arrendamento, condomínio)
Ao contratar o BHE, as autarquias reforçam o seu compromisso com a transição energética, com a promoção do direito à habitação e com a qualidade de vida dos seus cidadãos.
Para mais informações sobre o modelo de parceria e condições de adesão, contacte a DECO através de decoregioes@deco.pt
Testemunhos
#TESTEMUNHO VILA DO CONDE

A colaboração entre a Autarquia e a DECO tem “sido uma colaboração bastante enriquecedora para o trabalho do CIAC, do qual permitiu orientar e apoiar inúmeros consumidores de Vila do Conde em situação de vulnerabilidade económica (…)”
Elsa Naia – Coordenação do Serviço de Cidadania e Igualdade e CIAC
#TESTEMUNHO ARGANIL
Através do protocolo entre Arganil e a DECO, “as sessões informativas (…) tem contribuído para o desenvolvimento de atitudes mais conscientes e comportamentos mais responsáveis nos consumidores locais (…)”
Luís Almeida – Vereador da Câmara Municipal de Arganil

#TESTEMUNHO SANTA CRUZ

“A parceria com a DECO [é] uma mais valia, grande parte devido à ética e responsabilidade que pauta todo o trabalho da associação de Defesa do Consumidor. (…) considero que esta foi uma aposta ganha e uma mais valia para os nossos munícipes.”
Filipe Sousa – Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz
#TESTEMUNHO GRÂNDOLA
“O Gabinete de Apoio ao Consumidor no Município de Grândola [integra] os cinco municípios desta região do Alentejo. (…) os atendimentos presenciais dinamizados por um jurista da DECO (…) têm contribuído para esclarecer e apoiar os munícipes na resolução de conflitos de consumo.”
António de Jesus Figueira Mendes – Presidente da Câmara Municipal de Grândola

#TESTEMUNHO SANTARÉM

“O Município de Santarém decidiu criar um gabinete de apoio ao consumidor (…) celebrando [um] protocolo com a DECO. Este protocolo assegura o atendimento direto e gratuito aos nossos munícipes (…) sempre que nos procuram para obter informação e auxílio na resolução de conflitos de consumo.”
Cristina Martins e Isabel Rodrigues – Vereadora e Técnica Superior do Município de Santarém