Os Encontros da Rede de Parceiros DECO 2025, realizados nas Edições Norte e Sul, reuniram dezenas de entidades públicas, privadas e do terceiro setor, num momento de partilha, reflexão e colaboração em torno dos desafios atuais dos consumidores. 

 

A Edição Norte, que decorreu no dia 18 de novembro, na Quinta da Gruta, Maia, reuniu cerca de 40 parceiros e contou com a participação da Vereadora Marta Peneda (Câmara Municipal da Maia), de Tânia Santana, Vinay Pranjivan, André Regueiro e Joana Simões (DECO), e de Sónia Passos (Direção-Geral do Consumidor). Este foi marcado por sessões dedicadas ao consumo, arrendamento, boas práticas e apoio local. O programa incluiu também momentos de troca de experiências e a apresentação dos Prémios DECO | Edição 2025, que reconhecem iniciativas de destaque na defesa dos consumidores. O evento contou com o apoio do Município da Maia, reforçando a importância da cooperação institucional e territorial. 

 

A Edição Sul, realizada no dia 25 de novembro, no Fluviário de Mora, reuniu igualmente 40 participantes e contou com a presença da Vereadora Maria Joaquina Salgueiro (Câmara Municipal de Mora), bem como de Ana Sofia Baptista, Ana Sofia Rosa, Vinay Pranjivan, André Regueiro e Joana Simões (DECO) e seguiu a mesma linha de dinamismo e colaboração. Os parceiros da região debateram tendências emergentes, desafios locais e estratégias de intervenção junto dos consumidores. A partilha de práticas, os debates temáticos e o envolvimento ativo dos participantes permitiram ampliar a visão conjunta sobre as necessidades dos cidadãos e as respostas que podem ser desenvolvidas em rede. 

 

Ambos os Encontros reforçaram a importância de trabalhar em parceria para promover um consumo mais consciente, sustentável e justo, consolidando o papel da Rede de Parceiros da DECO enquanto espaço de cooperação, aprendizagem e impacto social. 

 

A DECO agradece, de forma especial, uma vez mais, aos Municípios da Maia e de Mora, por terem sido anfitriões excecionais e pelo apoio fundamental na organização destes Encontros, que contribuíram decisivamente para o seu sucesso. 

Notícias relacionadas:

A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos

Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que,  logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.

Ler mais

Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas

O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.

Ler mais

Privacy Preference Center