Sessões realizam-se a 3 e 5 de fevereiro.
Municípios e Freguesias terão espaço para colocar dúvidas e aumentar conhecimento sobre os Prémios DECO, em duas sessões online.
No âmbito da 3.ª edição dos Prémios DECO Municípios e Freguesias 2025, a Associação vai realizar, nos dias 3 e 5 de fevereiro, às 11h00, dois webinares de apresentação e esclarecimento de dúvidas. Com objetivo de clarificar questões em relação aos prémios, categorias, critérios de avaliação ou até sobre o processo de candidatura, estas sessões em formato online destinam-se a apoiar autarquias interessadas em submeter projetos, contribuindo para candidaturas mais informadas.
Reconhecer boas práticas locais em defesa do consumidor
Os Prémios DECO têm como missão distinguir iniciativas, programas e estratégias de apoio e defesa dos cidadãos, valorizando e reconhecendo o trabalho que municípios e juntas de freguesia desenvolvem em prol do consumidor a nível local, através da aposta na inovação, impacto e proximidade. Após o sucesso das duas primeiras edições, os Prémios DECO evoluíram para um novo formato, mais abrangente e inclusivo, que alarga as áreas de intervenção. “Habitação e Espaço Público”, “Bem-estar e Saúde Mental”, “Turismo”, “Políticas Verdes e Energia”, “Tecnologia e Inovação”, “Educação e Juventude”, “Imigração, Inclusão e Diversidade” e “Cultura e Lazer”, são as oito categorias que marcam esta 3ª edição.
Prémios têm candidaturas abertas até finais de março
Estas sessões de esclarecimento acontecem a, praticamente, dois meses do encerramento das candidaturas, num momento de preparação relevante para as autarquias que pretendam levar os seus projetos a concurso. A inscrição nos webinares realiza-se através do preenchimento de um formulário (“Webinares de apresentação e esclarecimento de dúvidas”). Recorde-se que as candidaturas aos prémios DECO Municípios e Freguesias estarão abertas até ao dia 31 de março.
As Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia podem realizar o processo de candidatura através do site https://deco.pt/premios-deco/.
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.


