A conta de serviços mínimos bancários é uma conta à ordem que permite ao consumidor aceder a um conjunto de serviços bancários essenciais a custo reduzido. Ter uma conta bancária é essencial para qualquer consumidor.
A Autoridade Bancária Europeia, através de um comunicado publicado dia 11 de Março, recomenda às instituições bancárias da União Europeia que disponibilizem contas de pagamento com características básicas aos cidadãos ucranianos deslocados na União Europeia.
O principal objetivo desta recomendação é favorecer e promover a inclusão financeira destes cidadãos.
Em consonância com esta recomendação, o Banco de Portugal veio recomendar que as instituições a atuar em território nacional promovam o acesso a cidadãos ucranianos que se encontrem deslocados em Portugal a serviços mínimos bancários.
Quais as características da conta de serviços mínimos bancários?
É uma conta à ordem que permite ter cartão de débito, efetuar débitos diretos, levantamentos ao balcão, transferências entre contas do mesmo banco e de bancos diferentes e através de apps operadas por terceiros a custo reduzido. As instituições não podem cobrar um valor superior a 1% do valor do indexante dos apoios sociais, que em 2022 é de 4,43€ referentes a comissões, despesas ou outros encargos.
A importância da informação e da agilização da obtenção da conta de serviços mínimos bancários.
Banco de Portugal recomenda ainda que a conta de serviços mínimos bancários deve ser o primeiro produto apresentado pelas instituições a estes cidadãos em contexto de pedidos de abertura de conta.
Reforça a necessidade de serem adotadas medidas simplificadas de identificação e diligência na contratação desta conta, permitindo-se, por exemplo, a possibilidade de mera recolha de alguns dados sem necessidade de um documento comprovativo, como por exemplo em relação à situação profissional ou morada, sempre com as salvaguardas legalmente consagradas.
Esta conta é para todos?
Qualquer consumidor, independentemente do seu rendimento, pode aceder à conta de serviços mínimos bancários, bastando para tal possuir uma única conta à ordem uma vez que este é o único requisito legalmente definido para o acesso a este produto.
Saiba que a DECO apoia todos os consumidores no acesso à conta de serviços mínimos bancários. Se precisar contacte-nos através do endereço eletrónico gas@deco.pt, do número fixo (+351) 21 371 02 38 ou no portal GAS DECO gasdeco.net
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.