SAIBA O QUE FAZER QUANDO O CREDOR AVANÇA PARA A COBRANÇA JUDICIAL E SE DEPARA COM UMA PENHORA. ESTEJA ALERTA!
Quando o consumidor e a entidade credora não chegam a acordo e a situação de incumprimento se mantém, o credor pode avançar para a cobrança judicial da dívida.
Com a cobrança judicial o consumidor vê:
- A dívida aumentar em função dos custos associados à cobrança judicial,
- Penhoras, apreensão judicial, de rendimento e bens que são vendidos para cobrirem os montantes em dívida.
É importante que esteja ciente que, enquanto devedor, todos os seus bens respondem pelo pagamento das suas dívidas.
Assim, sempre que o consumidor seja confrontado com um processo judicial deverá recorrer aos serviços de um advogado e caso não tenha condições económicas para tal poderá solicitar o Apoio Judiciário junto dos serviços da Segurança Social.
Conheça os nossos conselhos de forma detalhada no guia disponível no nosso site e de forma interativa, aqui:
Existem males maiores, nós ajudamos!
A DECO presta aconselhamento e orientação na gestão das suas finanças pessoais e apoia o consumidor sobre-endividado, através do nosso Gabinete de Proteção Financeira. Peça apoio aqui ou em gasdeco.net.
Notícias relacionadas:
Investimentos cada vez mais “sustentáveis”
29/10/2024
As preocupações crescentes com a promoção de uma economia mais sustentável têm obrigada à reflexão sobre como investir num ambiente ético e responsável. Os investimentos sustentáveis são estratégias e práticas de investimento que, de uma forma geral, têm por objetivo combater o tradicional conflito entre o bem-estar social, a proteção ambiental e a necessidade de retorno financeiro de quem investe.
Pagamentos cada vez mais digitais
24/10/2024
A inovação tecnológica e os novos hábitos de consumo têm mudado a forma como os portugueses se comportam na hora de pagar, até porque as soluções eletrónicas ao seu dispor são muitas. O Relatório dos Sistemas de Pagamentos 2023, publicado pelo Banco de Portugal (BdP), revelou que 90% dos pagamentos desse ano foram feitos com cartão, o que se traduz, em média, em 10,3 milhões de pagamentos por dia, em Portugal.
Banca cada vez mais digital
17/10/2024
Com a transformação digital do setor bancário, verifica-se a alteração da relação dos clientes bancários que migram das tradicionais agências para os canais digitais. Hoje abrir uma simples conta à ordem é um processo realizado em poucos minutos através do smartphone.