A DECO E OS SERVIÇOS SOCIAIS DA POLÍCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA CELEBRAM, DIA 25 DE MAIO, UM PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO NO ÂMBITO DO APOIO AO CONSUMIDOR SOBRE-ENDIVIDADO E DA ORIENTAÇÃO ECONÓMICA DO CONSUMIDOR.
A DECO e os Serviços Sociais da Polícia de Segurança Pública (SSPSP) celebraram um Protocolo de colaboração no âmbito do apoio ao consumidor sobre-endividado e da orientação económica do consumidor.
Com esta parceria os beneficiários dos SSPSP têm acesso gratuito ao atendimento realizado pelos especialistas da DECO em questões de Orientação Económica e de Sobre-endividamento nas instalações da Associação (DECO Minho, DECO Norte, DECO Centro, DECO Ribatejo e Oeste, Sede (Lisboa), DECO Alentejo, DECO Algarve e DECO Madeira).
Mais valias para os beneficiários da PSP
Para além da prestação de informação e orientação aos consumidores, quando necessário, o Gabinete de Proteção Financeira (GPF), após a análise da situação específica do consumidor, poderá intervir junto das entidades credoras com o objetivo de se efetuar uma reestruturação das dívidas e encontrar formas que permitam ao consumidor cumprir com as suas obrigações financeiras.
Para além disso, a DECO realizará sessões informativas dirigidas aos beneficiários dos SSPSP sobre diversas temáticas relevantes na vida dos consumidores e com impacto na estabilidade financeira das famílias.
Esta colaboração permite cumprir um dos principais objectivos do GPF da DECO: reforçar a informação financeira ao consumidor, considerando que este é o único caminho para conduzir as famílias a uma compreensão mais clara dos diferentes produtos financeiros disponíveis no mercado, tornando-as mais competentes na avaliação das vantagens e riscos dos mesmos.
Papel do Gabinete de Proteção Financeira
O GPF presta informação especializada e apoia os consumidores em situação de endividamento ou com dificuldades financeiras, através do aconselhamento e orientação na gestão das suas finanças pessoais.
Este também analisa a situação socioeconómica do consumidor endividado e, quando tal se justifica, contacta as entidades credoras no sentido de efetuar uma reestruturação dos contratos de crédito e/ou dívidas e encontrar formas práticas de o consumidor conseguir cumprir com as suas obrigações financeiras.
Saiba mais sobre o GPF no nosso site e entre em contacto através do endereço eletrónico gas@deco.pt.
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.