A preocupação crescente com questões de sustentabilidade e de responsabilidade social tem levado, cada vez mais, empresas a procurar o apoio formativo da DECO, participando ativamente em workshops organizados pela Associação.
O problema dos efeitos negativos das alterações climáticas é inegável e ultrapassa fronteiras geográficas. O seu impacto é sentido em muitas das políticas governamentais, nos hábitos de consumo dos cidadãos e também nas estratégias e decisões no âmbito empresarial.
As empresas estão empenhadas na defesa dos direitos ambientais dos consumidores. Estes, interessados na transição ecológica, são mais exigentes e valorizam as que têm preocupações ambientais, nomeadamente com o desempenho energético dos edifícios e a promoção de modelos sustentáveis.
Para dar resposta a este anseio das empresas da atualidade, a DECO tem realizado workshops sobre consumo mais responsável e sustentável, que contribuem para aumentar as softskills dos seus colaboradores. Nestas sessões de esclarecimento, debatem-se vários conceitos e práticas relacionadas com a sustentabilidade, a eficiência energética, a pegada hídrica, bem como dicas para economizar nas despesas familiares, entre outros.
A Rumos Education e a Bondalti são exemplos de organizações que, trabalhando para um futuro mais sustentável, participaram em workshops da DECO relativos ao uso eficiente de recursos naturais, como sejam da água e da energia, em contexto profissional e pessoal incentivando à mudança de comportamentos de consumo.
Os workshops geridos pela nossa Associação pretendem transmitir competências e boas práticas aos colaboradores das empresas que procuram o nosso departamento de formação. Estas sessões têm formato presencial, digital e até transfronteiriço, como aconteceu com a equipa de colaboradores espanhóis da Bondalti.
A DECO acredita que, conjuntamente com todos os intervenientes no mercado, se conseguirá contribuir para cumprir as metas ambientais definidas, garantindo o investimento nos cidadãos e no planeta.
Ficou interessado? Gostaria de partilhar esta experiência com a sua equipa?
A DECO está à sua espera. Contacte-nos através do email decoforma@deco.pt ou através do número 213 710 240.
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.