A DECO Algarve realizou, em colaboração com a MOJU – Associação Movimento Juvenil em Olhão, no dia 22 de abril, a primeira sessão informativa do projeto “Alimentar Sem Desperdiçar”. No final da atividade os participantes foram desafiados a sugerir receitas de pratos com ingredientes surpresa.

 

O desperdício alimentar é uma preocupação mundial crescente. Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, cerca de um terço dos alimentos produzidos anualmente para consumo humano, a nível mundial, são perdidos ou desperdiçados.

 

Respondendo a esta necessidade de agir, a DECO Algarve sai à rua com o projeto “Alimentar Sem Desperdiçar”, promovendo sessões de sensibilização para ajudar o consumidor a fazer melhores escolhas de consumo, capacitando-o para uma tomada de decisão mais responsável e consciente, contribuindo para uma economia circular e minimizando os impactos ambientais, financeiros e sociais do desperdício alimentar.

 

 

Ao longo destas sessões discutiremos os números do desperdício alimentar: onde e como ocorre, quais as suas consequências e que estratégias podem ser adotadas para combater este problema. O projeto dedica especial atenção ao ato da compra, sugerindo, por exemplo, que se ajuste a lista de compras  às reais necessidades do agregado familiar e posteriormente nas suas casas, através de uma melhor organização e acondicionamento dos alimentos. Para além destas, teremos outras dicas úteis, inclusivamente no que respeita ao setor da restauração e às estratégias para evitar o desperdício alimentar.

 

Para o desenvolvimento destas iniciativas, a DECO conta com uma rede de parceiros locais, destacando-se as Câmaras de Tavira, Olhão, São Brás de Alportel, Castro Marim, Faro, Loulé, Lagoa e as Juntas de Freguesia de Portimão e São Gonçalo de Lagos.

 

O projeto “Alimentar Sem Desperdiçar” conta com o apoio financeiro do ACCIONAD-ODS, cofinanciado pelo EP-Interreg V Espanha Portugal (POCTEP), que promove um quadro de cooperação institucional transfronteiriça entre organizações e instituições da Andaluzia Ocidental, Extremadura (província de Badajoz e Cáceres) e as regiões do sul de Portugal do Algarve e Alentejo.