A DECO Algarve promove, no dia mundial da segurança alimentar, o vídeo intitulado “Alimentar Sem Desperdiçar”. Pretende-se alertar e capacitar o consumidor para a tomada de decisões mais responsáveis e conscientes nas suas escolhas alimentares.
Na Europa, todos os anos, cerca de 89 milhões de toneladas de alimentos são deitados ao lixo. Em Portugal, estima-se que cada português desperdice cerca de 134 kg de alimentos por ano. Enquanto isto 1/6 da população mundial passa fome.
As nossas decisões, tanto económicas, como ambientais, têm desgastado recursos que são escassos. Referimo-nos não só a alimentos, mas também à água e energia, solo agrícola, força de trabalho e matérias-primas necessárias para a produção alimentar e ainda ao nosso dinheiro.
O vídeo “Alimentar Sem Desperdiçar”, divulgado no âmbito do microprojecto lançado em março e que já alcançou mais de 100 consumidores algarvios, quer potenciar o combate ao desperdício alimentar na região.
Veja aqui o nosso vídeo em português e ajude-nos a contribuir para uma economia circular, minimizando os impactos ambientais, financeiros e sociais do desperdício alimentar:
Este vídeo também está disponível em inglês que pode consultar aqui.
Esta iniciativa da DECO é financiada pelos ACCIONAD-ODS, INTERREG V Espanha Portugal (POCTEP), com o apoio financeiro das ações locais para cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em especial os ODS nºs 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, 12 – Consumo e Produção Sustentável e 13 – Ação contra a Mudança Global do Clima.
Notícias relacionadas:
Dia Mundial da Alimentação: Workshop “Brigada dos Lanches”
16/10/2024
No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Alimentação, a DECOJovem, em parceria com o curso de Dietética e Nutrição da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve, promove o Workshop "Brigada dos Lanches" para pais e encarregados de educação.
DECO alerta para perigos do consumo de bebidas energéticas
10/07/2024
O consumo de bebidas energéticas tem aumentado significativamente nos últimos anos, especialmente entre os jovens. Estas bebidas são amplamente promovidas como uma forma eficaz de aumentar a energia, a concentração e a resistência física. No entanto, os consumidores estão cada vez mais preocupados com os possíveis riscos à saúde associados ao seu consumo frequente.
Nutri-Score: DECO lamenta retrocesso do governo
26/06/2024
A DECO lamenta a recente revogação do Despacho que determinava a implementação do sistema de rotulagem nutricional simplificado - Nutri-Score - como medida de promoção de uma alimentação saudável. Em carta aberta ao Ministro da Agricultura, a Associação manifesta a sua profunda inquietação com esta decisão.