JÁ SÃO VÁRIOS OS FESTIVAIS DE VERÃO CANCELADOS PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO DEVIDO À PANDEMIA. VERIFIQUE AS NOVAS REGRAS PARA TER O REEMBOLSO DO FESTIVAL OU ESPETÁCULO REAGENDADO OU CANCELADO.
As medidas excecionais e temporárias implementadas no contexto da pandemia quanto aos espetáculos não realizados têm vindo a sofrer alterações. Mais recentemente foram introduzidas regras específicas para os casos de reagendamento de espetáculos, festivais e espetáculos de natureza análoga inicialmente agendados para o ano de 2020 e que ocorram apenas em 2022.
Condições para o Reembolso
Se tem um bilhete para um espetáculo ou festival que foi reagendado, verifique a informação para perceber se pode ter acesso ao reembolso do festival cancelado ou reagendado, através das seguintes possibilidades:
- Tem um bilhete/passe ou vale com data de validade até 31 de dezembro de 2021, para um espetáculo ou festival inicialmente agendado para o ano de 2020 e que apenas irá ocorrer em 2022?
Saiba que, pode pedir a devolução do seu preço no prazo de 14 dias úteis a contar da data prevista para a realização do evento no presente ano, ou, no caso de um vale, após o seu termo de validade. Para efeitos de reembolso, deverá ser suficiente a apresentação do bilhete pelo portador.
No entanto, a DECO alerta que, na falta de pedido de reembolso nos prazos estabelecidos, considera-se que o portador do bilhete ou vale aceita o reagendamento do evento, que terá de ocorrer até ao final do ano de 2022.
- Tem um bilhete/passe para um espetáculo ou festival adquirido para a edição 2021 e que agora foi cancelado ou adiado?
Saiba que, neste caso, no contexto das medidas excecionais implementadas, terá direito a um vale válido até 31 de dezembro de 2022, não podendo, portanto, exigir de imediato a restituição da importância correspondente ao preço dos bilhetes.
Tem dúvidas? Peça o apoio da DECO
A DECO tem sido muito crítica relativamente a esta limitação ao direito de reembolso, e já após ter interpelado o Ministério da Cultura, continua a considerar necessária a clarificação dos termos em que serão realizados os festivais e espetáculos de natureza análoga no ano de 2021, tal como demos conta no artigo disponível aqui.
Em caso de dúvidas, contacte-nos através do Formulário de Contacto, do endereço de email deco@deco.pt ou +351 213 710 200. A DECO vai continuar a acompanhar a implementação destas medidas e presta apoio e esclarecimento aos consumidores.
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.