A pandemia da Covid-19 alterou os seus planos de férias? O concerto da sua banda favorita foi novamente adiado? Desconhece as regras de utilização das piscinas públicas neste período de restrições? Tem dúvidas sobre os seus direitos?
A DECO lançou, no verão de 2020, um guia online sobre turismo e lazer em tempos de pandemia para apoiar e informar os consumidores, tanto os nacionais, como os estrangeiros que visitam Portugal, sobre os seus direitos e os seus deveres, no âmbito das novas regras de saúde pública.
Pode encontrar o Guia na plataforma ISSUU:
Dividido em nove capítulos, o guia fornece informações sobre as seguintes áreas: Alojamento Local; Reservas em Hotéis e Empreendimentos Turísticos; Transporte Aéreo; Viagens Organizadas; Parques de Campismo e Caravanismo; Praias e Piscinas; Restaurantes & Estabelecimentos de restauração e bebidas, Festivais e Concertos; Cinema e Teatro; e Ginásios.
Cada capítulo responde às principais dúvidas dos consumidores e conta ainda com conselhos da DECO.
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.