Os municípios vencedores do Prémio Município Amigo do Consumidor 2024 são hoje anunciados pela DECO.
Esta iniciativa da DECO distinguiu os municípios em cinco categorias – Digital, Diversidade e Inclusão, Neutralidade Carbónica, Novas Gerações e, Turismo, tendo sido recebidas 44 candidaturas por parte de 20 municípios portugueses.
Esta edição de 2024 tem também como objetivo reconhecer as Juntas de Freguesia Mais Próximas do Consumidor, de diferentes pontos do país e com distintas dimensões, valorizando a excelência e a dedicação de um trabalho próximo, atento às necessidades dos fregueses, com um forte compromisso e foco no apoio aos consumidores a nível local.
Foram reconhecidas como Juntas de Freguesia Mais Próximas do Consumidor:
Junta de Freguesia de Alcântara, Junta de Freguesia de Arroios, Junta de Freguesia de Cacia, Junta de Freguesia de Encosta do Sol, Junta de Freguesia de Fornos de Algodres, Junta de Freguesia de Gondar, Junta de Freguesia de São Gonçalo de Lagos, Junta de Freguesia de Meirinhas, Junta de Freguesia de Odivelas, Junta de Freguesia de Olivais, Junta de Freguesia de Portimão, Junta de Freguesia de Santo António, Junta de Freguesia de Serro Ventoso, Junta de Freguesia de Souselo, Junta de Freguesia de Vila Franca, União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pregal e Cacilhas, União de Freguesias de Cascais e Estoril, União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, União de Freguesias de Faro, União de Freguesias de N. Sra. da Vila, N. Sra. da Bispo e Silveiras, União de Freguesias de Santa Maria, São Pedro e Matacães, e União de Freguesias de Massarelos e Lordelo do Ouro.
PRÉMIOS
- Na categoria DIGITAL venceu o Município de Leiria com o projeto “Leiria Smart City.
- Na categoria DIVERSIDADE E INCLUSÃO venceu o Município de Miranda do Corvo com o projeto “Aqui sou feliz – uma comunidade a favor da inclusão”.
- Na categoria NEUTRALIDADE CARBÓNICA o Município mais amigo do consumidor é o Município de Braga pela criação da Plataforma de Potencial Solar e Bio-Roofs.
- Na categoria NOVAS GERAÇÕES o júri deliberou atribuir o prémio ao Município de Angra do Heroísmo pela implementação do projeto Estuda+.
- Na categoria TURISMO São João da Madeira é o município vencedor do Prémio Município Amigo do Consumidor.
MENÇÕES HONROSAS
- NEUTRALIDADE CARBÓNICA: Município de Amarante e Município de Fornos de Algodres
- NOVAS GERAÇÕES: Município de São João da Madeira
- TURISMO : Município de Loures e Município de Portel
- DIGITAL: Município de Amarante e Município de Castelo Branco
- DIVERSIDADE E INCLUSÃO: Município de Felgueiras e ao Município de São João da Madeira.
As candidaturas foram avaliadas pelo Júri presidido pela DECO e composto por personalidades/entidades de reconhecido mérito que se associaram de forma entusiasta a esta iniciativa: Claudia Monteiro da Smart Cities, Maria do Rosário Palha da Fundação Calouste Gulbenkian e Tânia Gaspar da Associação Animar, Pedro Horta, Responsável pela Cátedra de Energias Renováveis da Universidade de Évora, Clara Brito do Instituto Português da Juventude e Desporto (IPDJ), e Roberta Medina, Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio.
Toda a informação sobre esta segunda edição aqui.
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.