A DECO, juntamente com a Águas do Ribatejo e em parceria com a Câmara Municipal de Benavente, promoveram a utilização sustentável e eficiente da água.

 

No decorrer dos anos, tem-se verificado que o trabalho exercido pela DECO em parceria com as mais diversas entidades e organizações, tem aumentado de forma positiva o desenvolvimento social de cada território. De forma mais específica, esta política de intervenção, promove a elaboração e concretização de um planeamento rápido, eficaz e adequado às necessidades dos consumidores.

 

No entanto, apenas conseguimos alcançar estes resultados devido ao trabalho exercido, não apenas por uma equipa, mas também pela larga rede de parceiros da Associação.

 

Por esta razão, a DECO juntou-se à entidade Águas do Ribatejo onde, em conjunto, promoveram junto da comunidade escolar, a utilização de água de forma mais sustentável e eficiente. As atividades, associadas a esta temática, decorreram em Benavente e Samora Correia, sendo que contaram com a parceria da Câmara Municipal de Benavente. Salienta-se, ainda, que a Câmara Municipal de Benavente faz parte da rede de parceiros da DECO, há vários anos, destacando-se o desenvolvimento e promoção de um trabalho de divulgação e sensibilização da temática do consumo. Este facto, pode ser verificado com a disponibilização de dois espaços de atendimento ao consumidor, que conta já com vários anos de existência.

 

A dinamização da atividade acima referida, contou com o auxílio e trabalho dos Agrupamentos de Escolas de Benavente e de Samora Correia, como também, do CRIB – Centro de Recuperação Infantil de Benavente.

 

Durante duas semanas, a Associação realizou 20 sessões informativas sobre o uso eficiente e sustentável da água, bem como do desperdício alimentar, tendo atingido um total de 35 professores e 750 alunos, de seis Estabelecimentos de Ensino. Para dinamização das sessões informativas a DECO, através do Projeto DECOJovem, recorreu a jogos e atividades interativas, tendo captado, deste modo, e de forma mais eficaz, a atenção e motivação dos consumidores mais jovens.

 

Para além destas sessões, foram igualmente dinamizados atividades e jogos, sobre a mesma temática, no CRIB- Centro de Recuperação Infantil de Benavente, contanto com o envolvimento de 90 utentes portadores de deficiência, de várias idades e com características específicas.