O GREEN CHEF É UMA INICIATIVA QUE INCENTIVA OS JOVENS A TER UM PAPEL ATIVO NO COMBATE AO DESPERDÍCIO ALIMENTAR, PRODUZINDO VÍDEOS CRIATIVOS SOBRE RECEITAS QUE SÃO FEITAS COM SOBRAS ALIMENTARES. A 5º EDIÇÃO CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE MAIS DE 100 ALUNOS E 40 RECEITAS.
O desperdício alimentar é um dos problemas que preocupa os consumidores e os jovens podem fazer a diferença neste combate. O Green Chef convida crianças e jovens das escolas DECOJovem a ter um papel ativo no combate ao desperdício alimentar e a produzir receitas culinárias confecionadas a partir de sobras alimentares de refeições e/ou com melhor aproveitamento dos alimentos.
As escolas responderam ao desafio da DECOJovem!
Esta iniciativa que já vai na sua 5 edição, neste ano contou com a participação de mais de 100 alunos e um total de 40 receitas culinárias (vídeo) com sugestões muito diversificadas de receitas culinárias.
Toas as escolas DECOJovem são convidadas a participar com equipas de alunos do ensino básico e secundário, acompanhadas por um professor, que dá o apoio necessário ao desenvolvimento da iniciativa. Muitas destas equipas acabam também por contar com o apoio das famílias na realização das receitas, permitindo que todos compreendam os custos ambientais, económicos e sociais do desperdício alimentar em casa. Os mais novos ganham uma nova e rica experiência de participar na gestão doméstica e na confeção de receitas.
As escolas e professores que aderem a estas iniciativas estão a contribuir para que os seus alunos sejam consumidores mais atentos, responsáveis e críticos face a problemáticas de consumo que fazem no nosso quotidiano. É neste sentido que a DECO promove o seu programa de educação do consumidor na escola – DECOJOvem, para motivar e envolver a sua comunidade educativa com as temáticas de cidadania e consumo.
E os vencedores são…
Nesta edição, contamos com diferentes escalões de participação correspondentes aos níveis de ensino e foram distinguidos 3 trabalhos em cada um dos respetivos escalões. Os membros da equipa vencedora em cada escalão recebem uma action cam para distinguir o seu empenho e mérito. As equipas do segundo e terceiro lugar também receberão um prémio simbólico. Fique a conhecer os vencedores, os verdadeiros Green Chef aqui.
Escalão A
1º – Os hilariantes, da Escola Básica de Porto de Mós
2º – SS: Super Saudáveis, da Escola Básica de Porto de Mós
3º – Professional Cooks, da Escola Básica de Porto de Mós
Escalão B
1º – Os três cozinheiros, da Escola Básica Padre João Coelho Cabanita, Loulé
2º – Tortugas, da Escola Básica de Pevidém, Selho – São Jorge, Guimarães
3º – Os saudáveis, Escola Básica Padre João Coelho Cabanita, Loulé
Escalão C
1º – EcoBoleiras, da Escola Básica e Secundária de Arcozelo, Ponte de Lima
2º – Éme Éme Cê, da Escola Básica e Secundária de Mira de Aire
3º – Menu Masters, da Escola Básica e Secundária de Mira de Aire
A DECO dá os parabéns a todos os jovens envolvidos!
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.