A DECO celebra hoje 50 anos e para comemorar o aniversário com todos os consumidores, lança a edição especial 50 do seu vídeocast DECOPODe.
Neste 1º episódio DECOPODE especial 50 anos, conversámos com Luís Silveira Rodrigues, Presidente da Direção da DECO, sobre a evolução da Associação ao longo destas décadas e as respostas das suas equipas às diferentes necessidades e interesses dos consumidores.
Criada em 12 de fevereiro de 1974, por um grupo visionário de 145 fundadores, entre eles António Guterres e Manuel Ataíde Ferreira, a DECO conta com um percurso de dedicação ininterrupta à defesa dos direitos dos consumidores em Portugal.
Ao longo destas cinco décadas, a DECO tem estado na vanguarda de inúmeras batalhas pelos direitos dos consumidores. Desde o estabelecimento de leis fundamentais de defesa do consumidor, até ao desenvolvimento de serviços inovadores como o apoio a famílias sobre-endividadas e à luta contra práticas abusivas no mercado financeiro e energético. A associação tem sido um pilar constante na educação para o consumo consciente e sustentável, para literacia financeira e digital.
Comemoramos este aniversário refletindo sobre o passado, mas, também, olhando para o futuro com esperança e determinação, reforçando a missão de promover um mercado mais justo, transparente e responsável.
O Presidente da DECO, Luís Silveira Rodrigues, ao longo desta conversa, comentou que: “Celebrar 50 anos da DECO é celebrar meio século de compromisso inabalável com a justiça, a equidade e a transparência no mercado. É um testemunho do esforço contínuo e da dedicação de todos aqueles que contribuíram para a nossa missão de defender os direitos dos consumidores.” Referindo-se aos desafios que a inovação digital e a sustentabilidade apresentam, concluiu: “Olhando para o futuro, a DECO permanecerá na linha da frente na adaptação às novas realidades de consumo. Continuaremos a promover um mercado mais justo, impulsionando a inovação responsável e garantindo que os direitos dos consumidores sejam sempre respeitados e protegidos. Este é o nosso compromisso com os portugueses.”
Oiça o episódio completo, abaixo, e acompanhe os nossos episódios especiais durante todo o ano!
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.