O ROADSHOW DA NET VIVA E SEGURA, A INICIATIVA DA DECOJOVEM QUE ALERTA OS MAIS JOVENS PARA OS CUIDADOS A TER NO MUNDO DIGITAL, JÁ PASSOU POR 41 ESCOLAS.
O Roadshow NET VIVA E SEGURA assinalou o Dia Internacional da Internet (17 de maio) com mais um workshop e com mais um grande sucesso, envolvendo mais de 650 alunos das Escolas Secundárias de Penafiel, de Paços de Ferreira, de Marco de Canaveses e a Escola Profissional de Felgueiras (todas Escolas DECOJovem).
Foram convidados vários especialistas: o Embaixador da Insafe European Network, João Martins, a jurista da DECO, Tânia Vieira, e ainda a Ana Luísa Abreu, da Associação Plano i conduzidos num debate pelo Francisco Malhado (jovem radialista da ON FM 93.8). Um painel de jovens para jovens, onde foram abordadas as temáticas de segurança online, cyber-bullying, segurança nas redes sociais, fraudes online, entre outras temáticas associadas ao mundo digital, sempre com muito humor à mistura.
Mais de 6000 alunos envolvidos em 41 escolas
Este Roadshow já visitou 41 escolas de todo o país, incluindo as ilhas, e já participaram mais de 6000 alunos nos workshops regionais em formato presencial e digital com atividades muitas atividades num formato dinâmico, interativo e divertido, para informar, discutir e refletir sobre temas do mundo digital.
Esta iniciativa promovida pela DECOJovem, em parceria com a Google e a DECOProteste, tem como objetivo promover a literacia digital e incentivar os jovens com idade escolar a aceder à internet de forma segura, promovendo experiências online ativas mais esclarecidas e conscientes, protegendo a sua privacidade e promovendo o respeito on-line. Saiba mais sobre esta iniciativa incrível em netvivaesegura.pt.
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.