A DECO lança a campanha informativa SEGUE OS TEUS DIREITOS.
Com esta iniciativa, a DECO quer informar os consumidores sobre os seus direitos digitais, divulgando práticas online proibidas e como reagir perante um ato abusivo e lesivos desses direitos, promovendo assim a literacia digital e capacitando os cidadãos para decisões mais esclarecidas. Este projeto é apoiado pelo Fundo para a Promoção dos Direitos dos Consumidores.
No último ano, a DECO recebeu mais de 3500 pedidos de informação sobre comércio eletrónico, plataformas e mundo digital em geral, destacando-se o grande aumento de queixas relacionadas com plataformas em linha e as burlas aos consumidores.
Perante esta realidade, a DECO acredita que o projeto SEGUE OS TEUS DIREITOS, que responde à crescente digitalização da sociedade e hábitos de consumo contribuirá para a literacia digital dos consumidores, incentivando-os a conhecer os seus direitos e a denunciar práticas abusivas por parte de empresas/plataformas digitais.
Com a entrada em vigor do Regulamento dos Serviços Digitais (DSA) foi definido um conjunto de responsabilidades para os prestadores de serviços intermediários em linha e que este projeto vem dar a conhecer com informação mais clara e acessível aos consumidores.
Entre outras obrigações, agora as plataformas em linha ficaram obrigadas a possuir mecanismos destinados a prevenir a disseminação de conteúdos ilegais, discursos de ódio, terrorismo ou pornografia infantil, a impedir a venda de produtos perigosos ou contrafeitos.
O DSA também veio proibir os fornecedores de plataformas em linha de conceber, organizar ou explorar as suas interfaces em linha de forma a enganar ou manipular os consumidores.
Também o marketing de influência é visado por este regulamento obrigando os “influencers a identificar a publicidade sempre que o conteúdo publicitado tenha natureza comercial e o influenciador receba uma contrapartida pela sugestão. Os sistemas de recomendação que melhoram a experiência dos utilizadores, mas que podem também direcionar e condicionar as escolhas do consumidor e manipular a sua decisão, são obrigados a ser totalmente transparentes e responsáveis.
Aqui pode ficar a saber mais sobre todas as novas regras e obrigações com SEGUE OS TEUS DIREITOS, uma campanha digital e interativa nas redes sociais da Associação que, procura, de forma simples e intuitiva, desconstruir conceitos e ajudar a melhor compreender os nossos direitos.
A DECO vai ajudá-lo a navegar no mundo digital com mais segurança e confiança. Se quer partilhar uma denúncia ou uma situação lesiva dos seus direitos começa já a utilizar o nosso formulário de denúncia e acompanhe o nosso canal de Instagram para estar mais informado sobre esta iniciativa
DECO está atenta e quer defender o seus direitos on-line.
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.