“Blue Monday” é o dia mais triste do ano? Para os consumidores europeus, este sentimento é mais do que simbólico. Hoje, a DECO, em parceria com a BEUC – federação europeia de organizações de consumidores, denuncia os 16 anos de atraso na definição de perfis nutricionais pela União Europeia, uma medida essencial para proteger os consumidores de alegações nutricionais enganosas.
Em 2009, a Comissão Europeia deveria ter implementado perfis nutricionais para limitar o uso de alegações em alimentos com excesso de açúcar, sal ou gorduras. Mas, 16 anos depois, esta promessa continua por cumprir, deixando os consumidores à mercê de rótulos que distorcem a realidade e mascaram alimentos pouco saudáveis como opções equilibradas.
16 anos de promessas adiadas
O nosso vídeo denuncia as muitas alegações duvidosas que confundem os consumidores. Exemplos como cereais infantis carregados de açúcar que se promovem com “alto teor de vitamina D” ou carnes processadas salgadas que destacam o seu teor de proteína, mostram como os consumidores enfrentam diariamente informações enganosas e prejudiciais à sua saúde.
Em 2019, a BEUC havia já assinalado os 10 anos de atraso na tomada de decisão da CE com um vídeo dirigido ao então Comissário Europeu para a Alimentação e Saúde. Aliás, mesmo antes dessa data, tinham sido recolhidas provas de alegações duvidosas em toda a Europa e trabalhado em conjunto com organizações de saúde e parceiros da indústria para exigir ação.
Uma nova esperança com a Comissão Europeia
Agora, com uma nova Comissão Europeia em funções, surge a oportunidade de implementar, finalmente, os perfis nutricionais e garantir rótulos claros e confiáveis para os consumidores. Esta medida pode ajudar a combater a epidemia de obesidade, que afeta 1 em cada 3 crianças europeias.
Os consumidores têm também um papel a desempenhar. Informe-se, questione os rótulos dos produtos e exija mais transparência às autoridades e marcas. Juntos, podemos impulsionar as mudanças necessárias para um mercado mais justo e saudável para todos.
Para mais informação, fale com a nossa equipa: 21 371 02 00 ou deco@deco.pt
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.