A DECO, em conjunto com a S317 Consulting, o BCSD Portugal e a RNAE organizam o evento RAISE TALKS: O Caminho para a Transição Energética, no próximo dia 23 de janeiro, entre as 9:30h e as 17:30h, no ISEG – Lisbon School of Economics and Management, em Lisboa.
Este evento procura promover um encontro de ideias sobre o investimento e financiamento para a transição energética em Portugal. Para tal, contamos com a participação de personalidades de especial notoriedade e relevância nestas matérias, que nos permitirão entender os desafios e as soluções pensadas sob diferentes perspetivas e com o foco nos distintos participantes de mercado.
Este encontro enquadra-se no âmbito do RAISE – Mesas Redondas para Ação e Investimento em Energia Sustentável em Portugal, um projeto criado e dinamizado, em conjunto, pela S317 Consulting, o BCSD Portugal, a DECO e a RNAE, e cofinanciado pela União Europeia através do Programa LIFE.
O RAISE tem como principal objetivo promover a transição para uma energia mais sustentável em Portugal, procurando soluções para os diversos entraves (financeiros e regulatórios até à falta de literacia energética e técnica) que dificultam a mobilização de investimentos necessários para tal.
Os seus objetivos são:
- Criar uma comunidade colaborativa permanente focada na transição energética, onde se identifique as barreiras e identifiquem soluções para o investimento em energia sustentável.
- Manter uma discussão contínua sobre os tópicos mais relevantes no domínio dos investimentos em energia sustentável, com foco em ações e soluções.
- Promover soluções criativas e inovadoras para os desafios da transição energética.
- Melhorar o quadro político para o financiamento da energia sustentável, e gerar mais investimentos nesta área para apoiar a transição energética.
- Gerar investimentos em projetos de eficiência energética e de energias renováveis que contribuam para um futuro mais verde e sustentável.
Conheça o programa do evento e inscreva-se aqui! Contamos consigo!
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.