No passado dia 8 de fevereiro, a DECO e a Associação de Futebol do Porto (AFPorto) celebraram um protocolo de colaboração no âmbito da formação e cidadania dos atletas, em especial dos mais jovens. Com esta parceria, além dos atletas, também os dirigentes e árbitros da AFPorto dispõem de acesso gratuito ao atendimento e aconselhamento realizado pelos especialistas da DECO, em questões de direito de consumo, nomeadamente Apoio ao Consumidor e Orientação Financeira, nas instalações da Associação.
Para além da prestação de informação, todo o universo da AFPorto, como os seus atletas e respetivos familiares, colaboradores, árbitros e dirigentes, poderão usufruir de sessões informativas sobre temáticas de literacia digital e financeira, que procuram munir o público-alvo de conhecimentos destas matérias, a fim de um verdadeiro desenvolvimento holístico.
Esta parceria procura assim dotar os atletas de conhecimentos fundamentais a fim de os preparar para os desafios da sua carreira, desenvolvendo simultaneamente estratégias de capacitação e consciencialização dos jovens para a vida desportiva no que toca à gestão de expectativas.
O apoio será realizado num gabinete exclusivo na sede da AFPorto onde um técnico da DECO estará, uma vez por mês, disponível para realizar os atendimentos sobre questões de direito de consumo. Será ainda disponibilizada a possibilidade de realizar atendimentos à distância através da vídeoconsulta, garantindo dessa forma o acesso a todos os interessados com o menor custo.
Esta ampla colaboração é uma aposta da DECO e da AFPorto numa intervenção mais extensiva e adjacente, que vem reforçar a missão de uma Associação que pretende ser de todos e para todos.
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.