Nos dias 17 e 18 de fevereiro, a DECO FORMA organizou 2 dias de formação com a participação de Pequenas e Médias Empresas (PME) dedicados à partilha de conhecimentos e experiências, num ambiente de confiança, com muita criatividade e interação entre o grupo.
A formação interempresas contou com a presença de 26 participantes de 19 empresas de áreas de negócios muito diversas – empresas que oferecem soluções baseadas em energias renováveis e mobilidade elétrica, sociedades de advogados, empresas de consultoria e empresas comerciais. A representação destas PME esteve a cargo de diretores, gestores, advogados, marketing manager e técnicos administrativos.
Esta diversidade permitiu uma maior interação e partilha de diferentes realidades e um ambiente de abertura no qual os participantes se sentiram motivados e seguros para apresentar os seus pontos de vista e esclarecer as suas questões.
No decorrer da ação, os participantes ficaram a saber mais sobre os direitos dos consumidores, as recentes alterações das regras das garantias, os requisitos de informação nos contratos e cláusulas abusivas, as práticas comerciais desleais, e ainda sobre como se pode recorrer à resolução alternativa de litígios de consumo, entre outros temas.
As metodologias escolhidas eram dinâmicas e promoviam a participação ativa dos formandos com a realização de exercícios, roleplays, trabalhos de grupo, quiz e vídeos.
A ação de formação contou com uma avaliação bastante positiva, o que nos deixa bastante satisfeitos e com os objetivos alcançados. Mais de 80 % dos participantes afirmaram que recomendariam o nosso curso a outras pessoas e deixaram comentários muito positivos que decidimos partilhar sobre o que mais valorizaram:
- “A interação entre os formadores e os formandos e a clareza na exposição das matérias”.
- “Interação, criatividade e domínio das ferramentas online para interação, excelente domínio das matérias em causa e simpatia dos oradores”.
- “As dinâmicas criadas envolvendo e convidando naturalmente todos a participar nas mesmas”.
- “De um modo geral, a ação de formação foi excelente”.
Notícias relacionadas:
Idosos mais informados sobre práticas comerciais desleais
21/10/2024
A DECO realizou uma sessão de sensibilização dirigida mais de 60 idosos sobre práticas comerciais abusivas. Esta iniciativa, intitulada “Informar para Proteger”, decorreu no dia 11 de outubro, no Centro Social Recreativo e Desportivo de Ota, tratando-se de uma parceria com o Serviço Municipal de Informação ao Consumidor de Alenquer, a Proteção Civil, a Ação Social da Autarquia e a GNR.
Green TASTE: ação de formação para professores
10/10/2024
A DECO participou no curso de formação para professores no âmbito do Green Taste, um projeto europeu Erasmus+, de que a Associação é parceira. Esta ação de formação decorreu no Instituto Apicio Colonna Gatti de Anzio e Nettuno, em Itália, nos dias 1 e 2 de outubro, para 21 professores italianos, portugueses e polacos.
DECO apela à alteração da lei das linhas telefónicas de contacto
04/10/2024
A DECO defende que a informação prestada ao consumidor sobre as linhas telefónicas gratuitas para contactar os fornecedores e prestadores de serviço deve estar disponível de forma clara e acessível. Considera, também, que as coimas devem ser mais pesadas sempre que esse dever de informação não seja cumprido.