Os consumidores vão continuar a receber a sua fatura de gás mensalmente, mas as leituras dos contadores passam a ser efetuadas de dois em dois meses.
A DECO Madeira recebeu várias pedidos de informação de consumidores devido a problemas de faturação que surgiram após o envio de uma comunicação por parte da Galp Madeira. Nessa comunicação, a empresa informa que ocorreram alguns constrangimentos que causaram atrasos no processo de emissão de faturas, em resultado da fusão da Gasinsular na Galp Madeira.
Se em virtude destes constrangimentos recebeu uma fatura com valores elevados, saiba que pode solicitar um acordo de pagamentos em prestações, sem qualquer encargo associado.
A GALP Madeira comunicou também que o processo de faturação mudou, passando de mensal para bimestral.
A Associação pediu esclarecimentos à empresa, tendo esta explicado que o envio da fatura continuará a ser mensal. O que mudou foi a periodicidade das leituras dos contadores, que passarão a ser efetuadas bimestralmente.
Importa referir que, a lei prevê que a fatura deve ter uma periodicidade mensal, salvo acordo em contrário no interesse do consumidor. Já no que respeita às leituras dos contadores de gás, prevê que o intervalo entre duas leituras não deve exceder os dois meses.
Assim, esclarecemos que os consumidores vão continuar a receber as suas faturas mensalmente, no entanto, passando as leituras reais do contador a serem efetuadas pela empresa de dois em dois meses, poderão existir faturas com base em consumos estimados. É importante que os consumidores comuniquem as suas leituras, evitando estimativas e consequentes faturas de acertos.
Caso tenha dúvidas em relação à sua fatura ou pretenda solicitar um acordo de pagamentos, contacte-nos através da nossa Linha de WhatsApp (+351 966 449 110), através do nosso endereço eletrónico geral deco@deco.pt ou no nosso formulário de contacto.
Notícias relacionadas:
DECO promove webinar para municípios sobre Espaços Energia
04/12/2024
No próximo dia 13 de dezembro, pelas 11h00, a DECO realizará o webinar “O papel dos Balcões de Habitação e Energia na implementação dos Espaços Energia”, para apresentação deste serviço da Associação e discussão da importância do desenvolvimento de Planos Municipais de Ação Climática focados no consumidor e na garantia da sua participação no combate à pobreza energética.
DECO preocupada com nova geração de programas de combate à pobreza energética
22/11/2024
A DECO, através dos seus Balcões de Habitação e Energia, tem vindo a receber cada vez mais contactos e pedidos de esclarecimento de consumidores preocupados com os apoios e incentivos destinados a combater a pobreza energética.
Gondomar inaugura Balcão de Habitação e Energia da DECO
13/09/2024
Os gondomarenses vão passar a dispor do Balcão de Habitação e Energia da DECO. Este serviço, que oferece apoio gratuito aos consumidores nas áreas da habitação e energia, foi ontem, dia 11 de setembro, inaugurado com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, e do Presidente da DECO Norte, Miguel Dias.