Nintendo compromete-se a reparar gratuitamente as consolas de jogos Nintendo Switch, na sequência de uma ação coordenada do BEUC, DECO e outras organizações de consumidores, iniciada em 2020.
Em dezembro de 2020, a DECO, em conjunto com outras nove organizações de consumidores de França, Bélgica, Holanda, Itália, Noruega, Eslováquia, Eslovênia e Grécia, todas membros do BEUC (The European Consumer Organisation), desencadeou uma ação que visava questionar, e simultaneamente, alertar os consumidores acerca de um problema técnico recorrente com os comandos da consola Nintendo Switch, conhecido como “Joy-Con Drift”, logo após o lançamento da consola no mercado europeu, em março de 2017.
No seguimento dessa ação coordenada, foram recolhidos perto de 25.000 testemunhos, comprovando problemas relacionados com a curta durabilidade desses comandos da consola, que apontavam para uma situação de obsolescência precoce e a ausência de soluções de reparação adequadas.
Em Portugal, a DECO recolheu cerca de 200 testemunhos.
Perante estas denúncias, o BEUC, em representação das organizações de consumidores, emitiu, no início de 2021, um alerta junto da Comissão Europeia, evidenciando a importância de uma investigação às questões denunciadas.
De acordo com a informação divulgada pela Comissão Europeia, no seguimento desta ação, a Nintendo comprometeu-se agora a reparar gratuitamente as consolas de jogos que apresentem o problema que ficou conhecido como “Joy Con Drift”, conferindo uma garantia vitalícia para reparação dessa falha que afetava a utilização da consola. De acordo com o relatado, os utilizadores perdiam o controlo do jogo através dos comandos, sendo que, em 88% dos casos, os comandos, desta que é uma das consolas de jogos mais populares no mercado, deixaram de funcionar nos primeiros dois anos.
As organizações de consumidores envolvidas acreditam que este defeito poderá constituir um caso de obsolescência precoce. O anúncio deste compromisso pela Nintendo marca, dois anos depois, o encerramento formal do caso pela Comissão Europeia. Porém, e embora seja positivo que a ação desencadeada tenha levado a Nintendo a aceitar a reparação do defeito sem custos, o problema do ponto de vista da produção sustentável fica longe de estar ultrapassado, já que, na realidade, um produto com um problema de conceção que levou à sua falha prematura, continuará a ser vendido no mercado.
Defendemos que os fabricantes de produtos devem assegurar que os seus produtos sejam duráveis, não devendo adotar quaisquer práticas que, pelo contrário, visem diminuir a sua durabilidade. No entanto, como demonstra este caso, são necessárias medidas robustas que combatam o fenómeno da obsolescência precoce e alterações à legislação de forma a proteger os consumidores, prevenindo o fenómeno em primeiro lugar.
Se foi afetado pelo “Joy Con Drift”, saiba que a Nintendo aceitará a reparação sem custos, e caso tenha alguma dúvida ou problema contacte-nos.
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