A DECO e o Alto Comissariado para as Migrações (ACM) colaboram no apoio aos consumidores migrantes, mais especificamente no âmbito da representação, formação e informação dos seus direitos e legítimos interesses.

As duas entidades colaboram formalmente desde novembro na área do apoio aos consumidores migrantes para o reforço da proteção, acolhimento e inclusão sustentável dos cidadãos migrantes na sociedade portuguesa.

 

As duas entidades dinamizarão, tanto a nível regional, como nacional, ações informativas que alcancem o maior número possível de cidadãos migrantes, potenciando assim a sua efetiva e ativa participação na vida do nosso país.

FORMAÇÃO DIRIGIDA A TÉCNICOS

A cooperação entre as duas entidades no respeitante à formação e informação estender-se-á ainda às equipas de técnicos e profissionais dos diversos serviços e gabinetes do ACM que acolhem, integram e apoiam os consumidores migrantes, promovendo-se uma capacitação especializada na temática da defesa do consumidor.

 

Está ainda prevista neste Protocolo, entre muitas outras iniciativas, a partilha de conteúdos informativos nos canais de comunicação, nomeadamente nas redes sociais, de ambas.

MEDIDAS DE PROTEÇÃO DO CONSUMIDOR MIGRANTE

Conhecendo a missão e atividades desenvolvidas pela DECO e ACM, acreditamos que o Protocolo permitirá a apresentação de medidas orientadas para a proteção do consumidor migrante, passíveis de debate no seio das políticas públicas de migração.

 

Estamos certos que os trabalhos de proximidade e articulação definidos entre as duas entidades contribuirão para uma realidade nacional mais justa e inclusiva.

Notícias relacionadas:

A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos

Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que,  logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.

Ler mais

Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas

O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.

Ler mais

Privacy Preference Center