A DECO nasceu a 12 de fevereiro de 1974, meses antes da revolução de abril, e desde então apoiou 8 milhões de consumidores. O seu percurso que tem sido marcado por vitórias, ações, lutas e conquistas, sempre pelo reconhecimento dos direitos e legítimos interesses dos consumidores.

 

CONFLITOS DE CONSUMO

De que reclamaram os portugueses nestes 50 anos e quais os motivos:

TELECOMUNICAÇÕES

Qualidade de serviço, período de fidelização, faturação, prescrição, práticas comerciais desleais, dificuldade no cancelamento do contrato, falta de comunicação adequada no aumento dos preços, oferta de serviços não solicitados.

INTERNET

Da velocidade anunciada ao período de fidelização, passando pela dupla faturação, refidelização, práticas comerciais desleais, cobrança pela fatura em papel e dificuldade no cancelamento do contrato.

 

BENS DE CONSUMO/ COMPRA E VENDA

Garantias, incumprimento dos prazos de entrega, falta de informação e práticas desleais nas promoções.

COMÉRCIO ONLINE

Dificuldades e entraves ao exercício do direito de livre resolução e reembolso; falta de entrega do bem/ incumprimento do prazo de entrega, falta de conformidade do bem – nova realidade Marketplace. Burlas e fraudes.

 

SERVIÇOS FINANCEIROS:
BANCA

Crédito à habitação e crédito ao consumo – falta de informação pré-contratual e contratual, dificuldade em exercer direitos no crédito ao consumo por vicissitudes no contrato de compra e venda ou prestação de serviços, comissões bancárias, falta de informação aplicações financeiras, fraudes e burlas.

SEGUROS

Falta de informação, sobre exclusões, franquias, limites indemnizatórios. Nova realidade, planos de saúde.

 

ENERGIA E ÁGUA:
ENERGIA

Faturação, excessiva, prescrição, tarifários, incumprimento contratual, serviços adicionais, mudança de comercializador/ regresso ao regulado, verificação de tarifário e ofertas adequadas ao perfil de consumo.

ÁGUA

Falta de informação sobre as faturas, tarifário, faturação de resíduos, prescrição e recurso à execução fiscal para pagamento das faturas.

 

Retrato do último ano

Em 2023 recebemos cerca de 360 mil contactos de consumidores e os setores mais reclamados foram, mais uma vez, os mencionados.

 

Interesses económicos

Nos últimos 5 anos, os prejuízos dos consumidores têm crescido.  A DECO conseguiu recuperar 30 milhões de euros aos portugueses.

 

Venham mais 50

Não é possível antever que desafios os próximos 50 trarão aos consumidores, mas sejam eles quais forem a DECO estará presente na prevenção, no apoio, na representação!

 

Nos próximos anos a DECO tudo fará para que haja uma justa transição energética para os consumidores e para que a opção sustentável seja a mais fácil e evidente. A DECO estará ao lado dos consumidores nas transições digitais, quer na educação e formação, quer no diálogo e reivindicação quer garantido que a legislação é efetivamente aplicada.

 

A DECO estará ao lado dos consumidores ainda mais vulneráveis seja por questões financeiras, por questões de literacia, por inadaptação ou pela sua idade, lutando por uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável. A DECO, como sempre, estará consigo, fazendo do seu problema a nossa causa.

 

O caminho que fizemos ao longo destes 50 anos é muito rico e será sempre impossível elencar todo o nosso património de lutas e conquistas, mas sem si, sem o cidadão, nada teria sido possível! Assim, queremos partilhar o nosso aniversário com todos os consumidores, recordando que tudo o que fazemos é por todos e para todos!

 

Conte com o nosso apoio!