A DECO lança conselhos práticos de consciência ambiental a todos os cidadãos que gostam de celebrar o Carnaval, usando a inovadora ferramenta LifestyleTest.

 

Embora seja uma época de festejos, o Carnaval, pelo desperdício causado pelos fatos e máscaras, a decoração, brinquedos, entre outros, tem um impacte ambiental significativo. Assim, este ano, a DECO quer inspirar os consumidores a adaptar os seus comportamentos e hábitos de festa.

 

Siga as dicas da DECO para gozar o Carnaval em modo criativo e amigo do ambiente
Em casa

√Č poss√≠vel dar uma nova vida aos fatos de Carnaval, reutilizando e reciclando materiais, transformando-os em cria√ß√Ķes √ļnicas.

 

Nas escolas

Esta é uma oportunidade para educar as crianças sobre a reutilização e redução do desperdício. Reutilizar material de outros anos para criar peças divertidas ou fazer um desfile de máscaras criativas com direito a prémio, é sempre um bom incentivo.

 

Nos municípios

√Č importante promover o uso de decora√ß√Ķes sustent√°veis e providenciar uma reciclagem eficaz. As festas de rua devem ser um motivo para consciencializar os consumidores para a sustentabilidade.

 

M√°scaras Reutiliz√°veis

Use uma peça de roupa antiga para criar a base do seu disfarce de Carnaval e dê largas à imaginação: pode acrescentar ao disfarce ou máscaras materiais que tem em casa, como rolos de papel higiénico, tampas de garrafa, caixas de ovos ou outros recicláveis. Explore sua coleção de bijuterias antigas para encontrar contas, pedras ou outros elementos que possam ser aplicados à sua máscara.

 

Se não tiver em casa nada que possa ser reaproveitado, não se preocupe! As lojas em segunda mão são sempre uma boa opção para explorar e encontrar tecidos coloridos e estampados. Utilize-os para decorar o seu disfarce.

 

Redução de Plástico

Nas festas de Carnaval ‚Äď em casa, nas escolas, na rua ou nas empresas, opte por utens√≠lios reutiliz√°veis, como copos e talheres, para reduzir o consumo de pl√°stico descart√°vel. Considere, por exemplo, levar a sua pr√≥pria garrafa de √°gua reutiliz√°vel.

 

Reciclagem Respons√°vel

No fim da festa, não se esqueça de reciclar os materiais que utilizar. Coloque-os nos recipientes de reciclagem adequados.

 

Transporte Sustent√°vel

Priorize meios de transporte sustent√°veis, como o transporte p√ļblico, bicicletas ou caminhadas, para reduzir a pegada de carbono durante as desloca√ß√Ķes para os eventos de Carnaval.

 

Faça o Lifestyle Test e descubra formas personalizadas de tornar o seu estilo de vida mais sustentável. Comprometa-se a implementar pequenas mudanças para um grande impacte.