“Consumidores: Presente e Futuro” é o tema da conferência internacional promovida pela DECO e a BEUC – Organização Europeia de Consumidores, que decorrerá no dia 27 de maio, no ano em que a DECO comemora 50 anos.
A conferência debaterá temas decisivos para o futuro dos consumidores, como as tecnologias atuais e emergentes, as alterações climáticas e os seus efeitos, a participação do consumidor no projeto europeu, ou a diversidade e inclusão.
Pretendendo que este evento seja inovador e dinâmico, a conferência contará com as palavras da Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen e do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres. Queremos olhar especialmente para a proteção dos consumidores face a questões urgentes:
- O que podem os consumidores esperar do crescimento de conflitos humanitários e das alterações climáticas?
- De que forma a inteligência artificial e a personalização podem melhorar os serviços da banca e das comunicações?
- Quais as oportunidades para os consumidores de energia?
- Que alternativas existem para reduzir a produção de resíduos?
- Como resolver a escassez de água e proteger os mais vulneráveis?
Para debater estas e outras temáticas estarão presentes especialistas e entidades, nacionais e internacionais, que terão oportunidade de apresentar os seus projetos e ideias tendo em vista uma sociedade mais inteligente, justa e sustentável.
Aproveitando o período de eleições europeias, a conferência dedicará também atenção especial à Europa e aos consumidores europeus. Será debatido o papel dos consumidores no espaço europeu, designadamente, o envolvimento e a responsabilidade das novas gerações em conversa com candidatos ao Parlamento Europeu e representantes das instituições europeias.
O seu futuro começa aqui! Reserve já a data: 27 de maio e junte-se à DECO, no CCB, Lisboa.
Inscreva-se aqui.
Celebre os 50 anos da defesa do consumidor em Portugal.
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.