A DECO lança a iniciativa PRÉMIO MUNICÍPIO AMIGO DO CONSUMIDOR que pretende distinguir as autarquias com as melhores práticas em matéria de Políticas Locais de Proteção do Consumidor.
Não vai querer deixar o seu Município de fora! Submeta a sua candidatura!
Este Prémio procura reconhecer e distinguir os municípios portugueses pelas melhores práticas em matéria de políticas locais de proteção do consumidor, por referência a critérios essenciais para a qualidade de vida dos cidadãos, assim como a projetos desenvolvidos no seu território com relevo para os consumidores.
Os municípios têm competências de defesa do consumidor e, pela sua proximidade e conhecimento das necessidades dos cidadãos, assumem um papel fundamental na transição para uma sociedade de consumo mais justa, sustentável e inclusiva, sobretudo, em áreas tão fundamentais como o clima, a emergência social, a energia, a habitação e a mobilidade.
O Prémio Município Amigo do Consumidor representa, pois, um contributo da DECO para o reconhecimento do trabalho de proximidade das câmaras municipais junto dos consumidores, enquadrando-se no contexto da vasta experiência de intervenção da nossa Associação a nível local.
Categorias do Prémio:
- Clima
- Emergência Social
- Energia
- Habitação
- Mobilidade
Prémios:
Os municípios premiados na edição de 2023 receberão uma menção gráfica para divulgação digital e, ainda, um troféu para exposição nas instalações da Câmara Municipal.
Os vencedores serão anunciados em cerimónia de entrega de prémios organizada pela DECO, em data a divulgar.
Processo de Candidatura:
O período de candidaturas encontra-se a decorrer até 23 de outubro deste ano.
As candidaturas deverão ser submetidas através deste formulário, com anexação da declaração de compromisso de honra e segundo as indicações do regulamento.
Poderá consultar a estrutura do formulário aqui.
Para mais informações, contacte-nos através do endereço decoregioes@deco.pt ou do número de telemóvel 926 480 607.
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.