Com a crescente implementação de novas práticas comerciais, negócios disruptivos e a forma de contratação na relação de consumo cada vez mais dinâmicas e inovadoras surge a necessidade de dotar todos os agentes do mercado com informação e capacitar ou melhorar os conhecimentos necessários ao exercício esclarecido dos seus direitos.
O curso visa proporcionar uma formação especializada numa área do Direito em amplo crescimento e de extrema importância para regular a atividade das empresas e, ao mesmo tempo, garantir ao consumidor o acesso efetivo à defesa dos seus direitos. Neste contexto, o presente curso é composto por 17 módulos que importam ser destacados no domínio do Direito do Consumidor, desde a lei da defesa do consumidor à transição digital do consumidor.
Neste sentido, a DECO e a Universidade Portucalense prepararam o presente Short Master sobre o Direito do Consumidor, com início previsto a 19 de novembro e com a duração de 4 meses, dirigido aos profissionais de empresas responsáveis pelos departamentos de apoio ao cliente, advogados, consultores jurídicos, empresários como também a qualquer pessoa com habilitações académicas que tenha interesse na área. Este curso será dinamizado por profissionais que convivem diariamente com o Direito do Consumidor, garantindo ao estudante não só uma visão teórica, mas também empírica e eminentemente prática.
Conheça o programa desta oferta formativa através desta brochura:
No decorrer desta formação os alunos terão a oportunidade de aprofundar conhecimentos que lhes permita: alertar os formandos para os principais e atuais desafios do mercado e da proteção do consumidor, entender melhor as regras das relações jurídicas de consumo, conhecer e participar nos mecanismos de resolução alternativa de litígios de consumo e, por último, desenvolver capacidades de resolução prática de conflitos de consumo, na perspetiva do consumidor como na perspetiva da empresa.
As aulas serão on-line com recurso à plataforma Zoom Colibri, às sextas-feiras em horário pós-laboral, entre as 18h e as 21h e aos sábados entre as 10h e as 13h.
As candidaturas estão abertas e poderá realizar a sua aqui.
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.