NO DECURSO DAS RECENTES ELEIÇÕES INTERNAS, A DECO ASSUMIU A VICE-PRESIDÊNCIA DO BEUC (BUREAU EUROPÉEN DES UNION DE CONSOMMATEURS), A ORGANIZAÇÃO EUROPEIA QUE REPRESENTA 45 ORGANIZAÇÕES DE CONSUMIDORES DE 32 PAÍSES.
A DECO vai assumir a vice-presidência do BEUC.
A nomeação de Luís Silveira Rodrigues, vice-presidente da DECO, representa uma vitória para os consumidores portugueses, sendo o reconhecimento do trabalho que a DECO tem vindo a desenvolver junto das organizações europeias e do próprio BEUC, no sentido de garantir um elevado nível de proteção dos consumidores, mas será também um desafio, em face dos problemas e prioridades identificados na Nova Agenda do Consumidor.
A DECO garante, assim, estar ainda mais próxima da realidade dos consumidores europeus, e acompanhará de perto, numa posição de privilegiada cooperação institucional, a implementação da Nova Agenda do Consumidor procurando garantir que a recente crise não sirva de pretexto para a redução dos direitos dos consumidores.
Saiba mais sobre os corpos sociais da Associação aqui.
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.