A questão energética é um tema cada vez mais relevante no dia a dia das famílias portuguesas. Entre as preocupações com o ambiente e a necessidade de gerir os orçamentos familiares de forma eficiente, a procura por soluções que permitam poupar na fatura de energia tem aumentado.
Neste contexto estão a ser desenvolvidos Workshops Participativos sobre Energia (Laboratórios Vivos), em parceria com diversos municípios de norte a sul do país, para ajudar as famílias a poupar na fatura de energia, promovendo a eficiência energética nas suas casas. Estes workshops reúnem famílias locais com especialistas em energia, para, conjuntamente, identificar desafios comuns e encontrar soluções práticas para reduzir o consumo energético nas diferentes estações do ano.
Estes Laboratórios Vivos conjuntos não se limitam apenas a ajudar a poupar nas despesas familiares, mas também a combater a pobreza energética, proporcionando medidas de eficiência energética acessíveis a todos os cidadãos.
Durante estas sessões, são abordados temas como a escolha de equipamentos elétricos e eletrónicos mais eficientes, o isolamento térmico das habitações, a leitura e interpretação das faturas de energia, e a poupança diária de energia.
Tome nota destas datas e veja se o seu município faz parte da lista de workshops já agendados pela DECO:
- Loures: 13 e 20 de abril (já realizados);
- Ferreira do Zêzere: 23 e 30 de abril;
- Portel: 7 e 15 de maio;
- Penela 9 e 23: de maio;
- Vila do Conde: 15 e 29 de maio.
Mais do que uma simples poupança na fatura de energia, estes encontros permitem capacitar as famílias a adotarem práticas mais sustentáveis e eficientes em relação à energia, promovendo uma mudança de comportamentos. Ao adotar hábitos mais sustentáveis, as famílias contribuem para a proteção do ambiente e para a luta contra as alterações climáticas.
Através dos seus workshops e outras iniciativas, a DECO procura informar e sensibilizar as famílias para uma utilização mais consciente e responsável dos recursos energéticos, contribuindo para um futuro mais sustentável e equitativo para todos.
Junte-se a nós e conheça soluções para o consumo de energia em sua casa em https://eva.deco.pt/
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.