Os consumidores estão preparados para a transição energética. Ao longo de três anos, o HARP mostrou que os portugueses se interessam pela eficiência energética, que se preocupam com o ambiente e que estão disponíveis para mudar as suas casas e os seus comportamentos. Porém, ainda necessitam de informação clara e rigorosa sobre aquecimento eficiente. Por isso, e apesar de o projeto HARP terminar, as suas ferramentas continuarão disponíveis a todos no site aquecimentoeficiente.pt.
O projeto HARP – Heating Appliances Retrofit Planning – foi implementado entre maio de 2019 e julho de 2022 com o objetivo de sensibilizar os consumidores para a importância de pensar e planear atempadamente os seus sistemas de aquecimento, em particular, a substituição de sistemas antigos e obsoletos que podem avariar a qualquer momento.
O consumo de energia para aquecer as casas e preparar água quente representa, em média, 80% da fatura energética dos consumidores na Europa. A isto acresce o facto de os equipamentos serem, na sua maioria, ineficientes (classe C ou inferior) e alimentados a combustíveis fósseis (como o carvão ou gás), ou seja, uma fatura elevada e uma enorme pegada ambiental.
No verão, em Portugal, queremos praia e calor, mas os incêndios, as vagas de calor, as alterações climáticas, a subida dos preços da energia e a dependência energética da Europa obrigam a que se leve o tema da eficiência energética para as férias, porque, afinal, o Inverno vai chegar e com ele a necessidade de aquecer as nossas casas.
A pensar nisto, em Portugal, tal como nos outros 5 países parceiros, as ferramentas do HARP continuarão acessíveis, de forma gratuita, a todos os consumidores. A DECO e a ADENE continuarão a promover iniciativas para ajudar os consumidores nesta transição energética.
1 – Saber na aplicação HARPa qual a etiqueta energética do equipamento instalado e qual o equipamento recomendado
A não ser quando os equipamentos avariam, os consumidores, quase sempre, desconhecem o momento de trocar o seu sistema de aquecimento. Com esta aplicação online, onde é introduzida alguma informação muito simples, os consumidores podem ficar a saber qual a etiqueta energética do equipamento que têm instalado, qual a melhor solução para as suas casas e quanto podem poupar. Além disso, no final da simulação, têm disponíveis ligações para informação adicional, fornecedores e incentivos financeiros disponíveis.
Esta aplicação foi utilizada por mais de 3.500 consumidores em Portugal, dos quais 2.500 tinham equipamentos com etiqueta energética C, D, E ou F. Faça já a sua simulação aqui. Pode ver com o vídeo da Família Inverno de como funciona a HARPa.
2 – Conhecer os benefícios de um aquecimento eficiente, além da poupança na fatura, e desfazer mitos sobre aquecimento
O HARP estudou os comportamentos e preferências dos consumidores em Portugal, Alemanha, Espanha, França e Itália. No nosso país, os consumidores valorizam mais alguns aspetos, tais como o conforto térmico, a qualidade do ar e a redução do impacto ambiental, estando disponíveis para pagar equipamentos mais caros, desde que essas condições estejam garantidas. Descubra mais sobre os benefícios de ter um sistema de aquecimento aqui.
A falta de informação e o “diz-que-disse” não ajudam os consumidores na sua jornada por um aquecimento mais eficiente, mas o HARP desconstruiu ideias feitas. Descubra lendo este folheto se é mesmo verdade que optar pelo aquecimento com biomassa (pellets) está a destruir a floresta ou se as bombas de calor são só para moradias.
Mais de 15 mil pessoas usaram o site do projeto aquecimentoeficiente.pt para se informar. Use-o também.
3 – Assistir a sessões informativas em direto ou em qualquer momento nas redes sociais
O HARP fez sessões informativas presenciais para falar sobre aquecimento energético, apresentar a aplicação HARPa e esclarecer dúvidas de consumidores e também em formato digital para chegar a todos os consumidores.
Foram 2 temporadas e 6 sessões informativas sobre temas diferentes. Todas as sessões estão disponíveis no Facebook e Youtube da DECO.
A 1ª temporada “Aquecer sem empobrecer” aconteceu entre novembro de 2021 e janeiro 2022:
- Quanto custa uma casa quente? Planear é poupar;
- O B-A-BA do aquecimento: o que tem de saber;
- Sistema de aquecimento: como escolher, passo a passo;
A 2ª temporada “Poupar Energia” foi realizada no mês de maio:
- Mudar o dia a dia para poupar energia;
- Pequenas obras que poupam muita energia;
- Para que servem as etiquetas energéticas;
Notícias relacionadas:
Gondomar inaugura Balcão de Habitação e Energia da DECO
13/09/2024
Os gondomarenses vão passar a dispor do Balcão de Habitação e Energia da DECO. Este serviço, que oferece apoio gratuito aos consumidores nas áreas da habitação e energia, foi ontem, dia 11 de setembro, inaugurado com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, e do Presidente da DECO Norte, Miguel Dias.
DECO lança projeto RAISE-PT: Impulsionar a Transição Energética
04/07/2024
O Projeto RAISE-PT é uma iniciativa cofinanciada pela União Europeia através do programa LIFE, para promover a transição energética sustentável, procurando ultrapassar as barreiras ao investimento e incentivar soluções inovadoras na área da eficiência energética e energias renováveis.
Governo aprova taxa reduzida de IVA (6%) até 200kwh, mas não chega
19/06/2024
Foi ontem aprovada, em Assembleia da República, a taxa reduzida de IVA de 6% para os primeiros 200kwh, ao invés dos 100kwh atualmente em vigor. Esta redução, que será aplicada a partir de janeiro de 2025, é positiva, mas claramente insuficiente para apoiar e proteger os interesses dos consumidores de energia elétrica.