O programa de formação da DECO está a dinamizar o Webinar “Poupar é ganhar, poupe energia” que vai decorrer ao longo do mês de Maio.
A DECO Forma, programa de formação da associação, está a dinamizar a sessão informativa – Poupar é ganhar, poupe energia – com o objetivo de apoiar as famílias a melhorar a eficiência energética das suas casas, a gerir melhor os seus consumos, a compreender e interpretar as suas faturas, bem como, a recorrer a mecanismos de apoio existentes. Esta iniciativa conta com a parceira da ADENE, a Agência para a Energia.
Portugal é o quinto país europeu onde os cidadãos têm mais dificuldades em aquecer as suas casas e manter o seu conforto. A pobreza energética é uma realidade que afeta muitos consumidores e, neste sentido, a DECO verificou a necessidade de reforçar os trabalhos e colocar o tema da eficiência energética na agenda dos consumidores.
Estes workshops serão espaços de informação e debate sobre a energia, com o envolvimento dos participantes para o esclarecimento das suas duvidas como forma a melhorar os seus conhecimentos com dicas e conselhos importantes para ser energeticamente mais eficiente em casa e sugerir soluções de baixo custo que podem ser implementadas incentivando, assim, à mudança de comportamentos.
Estas ações vão ser realizadas em parceria com várias entidades e parceiros e destinam-se aos consumidores em geral, em especial os mais vulneráveis. Se é parceiro da DECO e pretende dinamizar uma destas sessões para a sua comunidade, não hesite em contactar-nos e agendar a sua sessão atavés deste email. Estas sessões são gratuitas para as entidades parceiras da DECO.
Quer saber mais detalhes sobre as sessões “Poupar é ganhar, poupe energia”? Saiba mais no site da DECO Forma aqui.
Descubra mais sobre o tema da #Energia aqui:
Novo Gabinete de Aconselhamento de Energia (GAE)
Faturas de energia aumentam em tempo de pandemia
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.