O SPIN é a nova funcionalidade que permite a realização de transferências a crédito ou imediatas usando apenas o número de telemóvel em vez do tradicional (mas mais complexo) IBAN.

 

Com esta nova solução, o Banco de Portugal cria uma ferramenta mais abrangente e universal, pois, ao contrário do já popular MBWay da SIBS, não se baseia apenas em transferências com cartão, permitindo a realização de transferências não só através do número de telemóvel no caso de singulares, mas também para empresas utilizando o número de identificação de pessoa coletiva (NIPC).

O que é o SPIN?

O SPIN é uma funcionalidade disponibilizada pelo Banco de Portugal que permite fazer transferências bancárias usando apenas o contacto do beneficiário. Semelhante ao MB Way, para utilizar este serviço, os utilizadores não são obrigados a instalar uma app no telemóvel.

 

Quem pode utilizar o SPIN?

Qualquer consumidor ou empresa pode utilizar o SPIN, desde que detenha uma conta de pagamentos. Nesta funcionalidade não existe limite de transferências por mês, nem por montante e não tem custos adicionais para o consumidor, como assegurou o Banco de Portugal.

 

Tenho de associar o meu número à conta para transferir dinheiro?

Não. Não tem de associar o seu número de telemóvel à sua conta para iniciar uma transferência com recurso a esta funcionalidade.

 

E para receber?

Sim. Para ser beneficiário de uma transferência a crédito ou imediata com recurso ao SPIN tem de ter o seu número de telemóvel associado ao IBAN da conta. Só desta forma é que o sistema irá identificar a sua conta através do número de telemóvel para receber os fundos.

 

Atenção: o número de telemóvel a utilizar como identificador da conta deverá ser o mesmo que está registado  junto do banco, designadamente para efeitos de autenticação forte do cliente.

 

Na prática como funciona?

Em primeiro lugar, confirme que a pessoa para quem vai transferir o dinheiro tem o número de telemóvel associado à conta bancária na qual pretende receber o valor.

Depois, através canal do seu banco (aplicação ou homebanking) introduz o número de telemóvel do beneficiário. Esta operação pode feita manualmente ou selecionando o contacto da sua lista telefónica.

Será apresentado o nome do primeiro titular da conta ou nome da empresa para onde irá enviar o dinheiro. Confirmados os dados, só terá de confirmar a operação.

 

Como posso associar o número à conta?

Deve solicitar junto do banco para associar o número de ao IBAN através dos canais do banco ou prestador junto do qual a sua conta está domiciliada.

 

Poderá fazer o pedido de associação, no mínimo, através da app de telemóvel ou do homebanking do banco, mas também poderá ser possível fazê-lo ao balcão ou através do telefone.

 

Depois poderá alterar o número de telemóvel que está associado à conta ou mesmo eliminá-lo.

 

Atenção: Poderá associar mais de que um número à mesma conta (como, por exemplo, numa conta de casal); mas não poderá ter o mesmo número associado a mais do que uma conta.

 

O meu banco vai ter de disponibilizar o serviço?

Se a instituição da qual é cliente estiver estabelecida em Portugal e integrar o sistema de pagamentos SICOI, então vai ter de lhe disponibilizar o SPIN.

 

Quanto vou pagar por esta funcionalidade?

Esta funcionalidade não tem custos adicionais para os consumidores. O Banco de Portugal é claro:

“Os prestadores de serviço de pagamento não podem cobrar nenhuma comissão aos utilizadores pelo uso do SPIN.”

 

Quer mais informação sobre esta temática?

 

Fale com os especialistas do Gabinete de Proteção Financeira através do número 213 710 238, ou envie-nos as suas dúvidas para o e-mail: protecaofinanceira@deco.pt .

 

Mas se o que pretende é orientação financeira especializada ou a  intervenção do Gabinete de Proteção Financeira para a resolução da sua situação então registe-se e apresente-nos a sua situação .

 

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