A GESAMB – empresa responsável pela gestão e tratamento de resíduos do distrito de Évora, ciente da importância da capacitação dos cidadãos em áreas como as Finanças Pessoais, desafiou a DECO para a dinamização de um ciclo de workshops com o mote Finanças Pessoais destinado aos seus colaboradores.
No contexto atual fortemente marcado por grandes desafios financeiros, as famílias são confrontadas com a difícil tarefa de manterem os seus orçamentos equilibrados. Neste sentido, a GESAMB, convicta de que a chave para uma vida financeira mais estável passa pela literacia financeira dos consumidores, escolheu a DECO para dar formação que ajudará na tomada de decisões financeiras adequadas e conscientes, aumentando não só a produtividade dos colaboradores, como também a sua satisfação no trabalho.
A literacia financeira assume-se como fundamental para o desenvolvimento de uma relação saudável com o dinheiro, proporcionando uma sensação de segurança e estabilidade. Em clima de instabilidade financeira, as preocupações subjacentes a esta situação interferem fortemente no equilíbrio das famílias, impactando a saúde física e emocional e até o desempenho profissional.
Este ciclo de workshops permitiu aos 73 colaboradores da GESAMB, participantes nesta iniciativa, aumentar os seus conhecimentos e conhecer novas ferramentas para a organização da sua vida financeira, nomeadamente a elaboração do seu orçamento familiar e adoção de estratégias de poupança. A escolha de produtos financeiros adequados ao perfil de cada investidor, o crédito e a prevenção do endividamento foram, também, temas muito debatidos e partilhado pelos participantes que, inclusivamente encontraram respostas para as suas dúvidas concretas.
Os participantes, através dos instrumentos de avaliação, reconheceram ainda a mais-valia que estas ações têm, sobretudo, na aquisição de novos conhecimentos, tais como a importância das ferramentas de controlo e monitorização das faturas e análise de créditos; dos benefícios das contas de Serviços Mínimos Bancários; a importância do cálculo da taxa de esforço e a gestão eficiente dos recursos energéticos.
Quer apostar na qualificação dos seus colaboradores e contribuir para a melhoria do seu desempenho profissional, contacte-nos! Conheça as nossas propostas de formação .
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.