No próximo dia 13 de dezembro, pelas 11h00, a DECO realizará o webinar “O papel dos Balcões de Habitação e Energia na implementação dos Espaços Energia”, para apresentação deste serviço da Associação e discussão da importância do desenvolvimento de Planos Municipais de Ação Climática focados no consumidor e na garantia da sua participação no combate à pobreza energética. A mudança para um consumo mais eficiente, mais económico e mais amigo do ambiente será, também, tema de reflexão. A DECO acredita que esta será uma excelente oportunidade para partilhar boas práticas e debater o impacto das estratégias locais e regionais no apoio aos cidadãos.
Em parceria com diversas autarquias, a DECO tem sido pioneira na promoção do desenvolvimento local e na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, através da criação do Balcão de Habitação & Energia, estando em linha com as políticas europeias e nacionais de combate à pobreza energética e apoio à transição energética. Os Balcões disponibilizam ao consumidor / munícipe os seguintes serviços:
- Informações e aconselhamento sobre eficiência energética, incluindo apoio na análise de faturas e escolhas de equipamentos sustentáveis;
- Apoio à candidatura a incentivos financeiros a nível local e nacional;
- Esclarecimentos sobre direitos relacionados com habitação, como arrendamento e condomínio;
- Avaliação do perfil energético das habitações para melhorar o conforto térmico e reduzir custos.
Tendo em consideração a importância e a essencialidade deste tema, contamos com a participação de todos.
👉 Reserve já o seu lugar AQUI e venha debater connosco!
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.