A DECO está agora ainda mais próxima dos consumidores em Alcanena!
A DECO estabeleceu uma parceria com a Câmara Municipal de Alcanena para a criação de um Gabinete de Apoio ao Consumidor, reforçando o compromisso com a proteção dos direitos dos munícipes e a promoção da literacia do consumo.
A partir de agora, os cidadãos do concelho de Alcanena poderão contar com o apoio especializado dos técnicos da DECO em áreas cruciais do dia a dia, como telecomunicações, seguros, compras online e em loja, orçamento familiar, reestruturação de créditos, entre outras.
Este novo serviço inclui também o Balcão de Habitação e Energia da DECO, que disponibiliza acompanhamento em matérias como arrendamento, gestão de condomínio, candidaturas a programas de eficiência energética ou apoios no acesso à habitação.
O atendimento será individual, gratuito e confidencial, prestado mensalmente no Espaço Cidadão/Espaço Empresa, sendo que os munícipes poderão solicitar apoio diariamente, para agilizar o encaminhamento e resolução das suas questões.
Além do atendimento direto, a parceria com a DECO contempla a realização de sessões informativas abertas à comunidade, sobre temas práticos e atuais.
Com esta iniciativa, a Câmara Municipal de Alcanena reforça a sua capacidade de resposta às necessidades dos cidadãos enquanto consumidores, promovendo a sua qualidade de vida e integrando a Rede de Autarquias Parceiras da DECO.
Para marcações, contacte: espaco.energia@cm-alcanena.pt
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.