A DECO é parceira da Associação Automóvel de Portugal – ACAP na Feira de Automóveis Usados e de Mobilidade em Segunda Mão que terá lugar entre 19 e 22 de outubro, na EXPONOR – Feira Internacional do Porto.
Procura um automóvel usado, mas tem dúvidas sobre a garantia?
Quer saber mais sobre as condições das opções de financiamento?
Saiba que o comprador de carro usado também tem direitos!
Conte com o apoio do especialista da DECO que estará presente nesta Feira para o ajudar a compreender toda a informação relacionada com os seus direitos na compra de usados.
Os consumidores que compram carros usados também têm direitos que devem ser respeitados. Os veículos em segunda mão comprados em stand comercial podem ser um bom negócio, mas exigem cautelas redobradas em relação ao seu estado e garantias.
Se a compra for realizada a um particular, a lei não garante a defesa dos direitos e legítimos interesses dos consumidores.
A DECO tem recebido reclamações, maioritariamente, relacionadas com a recusa do prazo de garantia (3 anos), por se tratar de um veículo usado, também relativamente à ausência de redução do prazo de garantia de 3 anos para 18 meses. A exclusão de peças ou componentes e limites à garantia dado à quilometragem têm motivado, igualmente, queixas dos consumidores.
Os veículos novos e usados têm um prazo de garantia de três anos a contar a partir da data de compra. No entanto, no caso dos veículos usados, vendedor e comprador podem acordar, por escrito, a redução deste prazo para 18 meses.
Como mencionado anteriormente, no caso de ser um particular a lhe vender o carro, este não é obrigado a dar-lhe qualquer garantia. A DECO aconselha que, nessa situação, o consumidor peça ao mecânico de sua confiança para fazer uma verificação exaustiva antes de tomar a decisão de comprá-lo.
A garantia legal contra qualquer não conformidade do bem existe independentemente de qualquer garantia comercial proposta pelo vendedor, a qual normalmente, tem limites de cobertura e algumas exclusões, pelo que é fundamental que o comprador leia os seus termos e condições cuidadosamente.
Atenção: com desconto ou não, garantias inferiores a 18 meses, período mínimo permitido pela lei, não podem ser propostas. Com esta redução, normalmente, vem também associada uma redução no valor final do veículo usado.
Visite-nos na Exponor – Feira Internacional do Porto, em Matosinhos. Temos um especialista à sua espera.
A entrada é gratuita!
Para mais informações, visite o site do evento em https://feiracarrosusados.pt/
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.